Bailarinos do Basileu França seguem em busca de mais prêmios internacionais

Alunos do Basileu França vão participar de festival em Nova York (Fotos: Secti-GO)

Seis bailarinos da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França embarcaram nesta terça-feira (09/04) para representar Goiás e o Brasil no Youth America Grand Prix (YAGP), um dos eventos mais importantes da dança no mundo.

O YAGP acontecerá de 11 a 20 de abril em Nova York, nos Estados Unidos.

Yasmin Domingues Moreira, João Pedro dos Santos Silva, Yasmin Sabag, Marcus Vinícius Rufino, Martina Inez Sanchez e Sabrina Zanini são alunos de balé no Basileu França, escola profissionalizante em arte mantida pelo Governo de Goiás que é referência na dança mundial.

Desde o ano passado, alunos da unidade conquistaram 17 prêmios nas principais competições de balé do mundo.

Em 2023, o festival consagrou Ana Luiza Negrão com o primeiro lugar na categoria Sênior Feminina e João Pedro Silva na categoria Júnior Masculina.

Além disso, André Marra, Naylson Guimarães, Manoel Domingos, João Pedro Silva, Marcus Rufino, Abril Marcucci e Yasmin Sabag também foram contemplados com bolsas de companhias internacionais como a American Ballet Theatre (ABT).

Neste ano, João Pedro dos Santos Silva já conquistou o 1º lugar no Prix de Lausanne, competição considerada o “Oscar” do balé mundial, que ocorre anualmente na cidade de Lausanne, na Suíça.

“Estar no YAGP representando nosso estado sem dúvida nenhuma é uma grande realização não só para os bailarinos, mas para a Escola do Futuro em Artes Basileu França.

Isso só vem reforçar o investimento assertivo do governo do estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, na educação profissional em artes.

O compromisso com o aprendizado vem sempre em primeiro lugar”, afirma Simone Malta, coordenadora de Dança da EFG Basileu França.

História de sucesso

A escola estadual em artes tem uma longa história de sucesso no YAGP, com 15 prêmios na competição desde 2019, demonstrando a excelência do ensino e a qualidade dos bailarinos formados em suas instalações.

“Estamos muito orgulhosos dos nossos jovens em sua jornada internacional. O investimento em educação profissional é fundamental para o desenvolvimento cultural e social de nossa sociedade, afinal, não existe futuro sem arte”, garante José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás.

A delegação do Basileu França é mantida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Estado de Goiás, responsável pela EFG em Artes.

Com sede em Nova York, nos Estados Unidos, o YAGP é a maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo.

Saiba mais

Alunos do Basileu França representam Brasil em evento internacional de balé

Bailarino do Basileu França conquista 1º lugar no Prix de Lausanne