Unidades Prisionais são equipadas com novas esteiras de raios X

Equipamentos vão garantir agilidade nas revistas em itens como bolsas, mochilas e alimentação (Foto: DGPP)

A Diretoria-Geral de Polícia Penal repassou cinco novas esteiras de raios X para as unidades para unidades que ficam no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Itaberaí e presídios estaduais. Aparelhos adquiridos por meio de doação realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Investimento é de R$ 1 milhão.

Segundo o Gerente de Segurança e Monitoramento da Polícia Penal, Leandro Militão, os equipamentos irão ampliar de forma significativa a segurança dos presídios.

“Cada aparelho custou aproximadamente R$ 200 mil. Investimento que proporcionará mais segurança para o presídio, além de promover uma melhor agilidade nos procedimentos de segurança, auxiliando os servidores penitenciários”, comenta. “A nossa expectativa é que até o próximo dia 15, todos os equipamentos vão estar instalados e operando”, finaliza.

Além da Casa de Prisão Provisória de Aparecida de Goiânia e Penitenciária Feminina Consuelo Nasser, as unidades de Itaberaí e os presídios Estaduais de Anápolis e Águas Lindas de Goiás, foram beneficiados com os equipamentos.

Esteiras de raios X

Os equipamentos de forma ágil permitirão que revistas em itens como bolsas, mochilas, alimentação sejam revistados de forma minuciosa, substituindo outras formas de revistas. Os raios x operam nos mesmos moldes de equipamentos utilizados como por exemplo em aeroportos.

“Por meio desses equipamentos que podemos inibir a entrada de drogas, celulares, armamento ou qualquer outro item proibido, o que permite um avanço na coibição da entrada de ilícitos”, comenta o coordenador regional prisional, Roberto Lourenço.