Saúde celebra Dia Mundial da Atividade Física no Parque Flamboyant

Passeio de bicicleta e caminhada estão na programação deste domingo (Foto: Secom)

Neste domingo (14/04), o Parque Flamboyant, em Goiânia, será palco de um evento interativo em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física. A ação, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), terá início às 7h30, com uma caminhada ao redor do parque e um passeio de bicicleta para mobilizar contra a dengue.

A programação também inclui distribuição de gotas homeopáticas que amenizam os efeitos da dengue, prática corporal e mental de quigong e uma experiência de meditação. A ação termina com uma roda de dança circular, em que os participantes ficam conectados de mãos dadas para celebrar a vitalidade e a alegria.

O pedal de mobilização contra a dengue terá a participação de ciclistas e pessoas com deficiência visual que participam do grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV). Eles vão realizar o passeio ciclístico no Parque Flamboyant em bicicletas tandens, com dois assentos, adaptadas para a locomoção do condutor e de um carona.

Dia Mundial de Atividade Física

O Dia Mundial de Atividade Física visa alertar a população sobre a importância da prática rotineira de exercícios físicos e de atividades corporais. A data, celebrada anualmente no dia 6 de abril, foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de incentivar a promoção do bem-estar físico e mental, diminuir os índices de atividades físicas insuficientes e estimular as pessoas a adotarem práticas saudáveis. Por questões relacionadas à agenda, a SES-GO está realizando a ação do dia 14.

Estudos do Ministério da Saúde revelam que a prática insuficiente de atividade física é fator de risco para várias doenças, entre elas o diabetes, problemas cardiovasculares, depressão e até mesmo o câncer.

Programação

7h30 – abertura e acolhimento
7h50 – ginástica de aquecimento
8 horas – caminhada e pedal de mobilização contra a dengue
8 as 12 horas – distribuição das gotas homeopáticas contra a dengue
8h30 – prática de qigong (prática corporal e mental da medicina tradicional chinesa)
9h30 – meditação – traga algo para forrar o chão
9h50 – dança circular
11h50 – agradecimentos
12h – encerramento

Serviço

Dia Mundial de Atividade Física
Data – domingo (14/04)
Horário – 7h30
Local – Parque Flamboyant