Exposição imersiva sobre acidente com Césio 137 vai até domingo

Exposição fica aberta ao público das 8 horas às 19 horas, permitindo aos visitantes conhecerem o acidente radiológico que ocorreu em Goiânia, há quase 37 anos (Foto: SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza a “Exposição Césio 137”, que proporciona uma experiência imersiva e sensorial sobre o acidente com Césio 137, até o próximo domingo (14/04), no Centro de Convenções de Goiânia. A sala fica aberta ao público das 8 horas às 19 horas, permitindo aos visitantes conhecerem o acidente radiológico que ocorreu em Goiânia, há quase 37 anos.

Em uma sala de 15m x 15m, com telas de led, são projetados vídeos que contam a história do maior acidente radiológico do mundo, por meio das imagens, sons e aroma.

“Fico feliz em participar desse momento em que podemos valorizar a vida de cada pessoa que participou dessa história que marcou o mundo, mudou protocolos e, apesar de todas as dificuldades que trouxe, pode contribuir para estabelecer novas condutas para a ciência”, diz o secretário de Estado da Saúde, Rasível dos Santos.

A diretora-geral do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves – CARA, Glauciene Umbelina, destaca a importância de cada pessoa que foi diretamente afetada pelo acidente e a dedicação dos profissionais que contribuíram para a superação da situação.

“Foi um momento difícil e inesperado da nossa história, mas as pessoas afetadas pelo acidente são hoje exemplos de superação, e os profissionais que contribuíram com seus esforços mostraram o verdadeiro valor humano”, considerou.

Em uma sala de 15m x 15m, com telas de led, são projetados vídeos que contam a história do maior acidente radiológico do mundo (Foto: SES-GO)