Caiado destaca importância da telemedicina durante congresso

Governador fala sobre inovações em telemedicina desenvolvidas por Goiás durante congresso brasileiro da área (Foto: André Saddi)

Os avanços que a tecnologia aplicada à medicina trazem para a sociedade foram enaltecidos pelo governador Ronaldo Caiado nesta sexta-feira (12/04), durante abertura oficial do XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, em Goiânia.

Ao sediar o evento, Goiás se tornou “o ambiente para discutir e levar conhecimento para todo o Brasil”, disse o chefe do Executivo. O congresso é um dos principais fóruns de discussão e intercâmbio de conhecimentos na área.

Telemedicina

Caiado, que também é médico, afirmou que o uso da telessaúde contribui com um atendimento mais prático e assertivo. Citou, como exemplo, a contribuição de profissionais em torno de um caso clínico, via telemedicina.

“Médicos qualificados podem participar, esclarecer e debater o quadro do paciente; opinar como o tratamento ou o ato cirúrgico devem ser feitos; qual melhor técnica; se é necessário deslocar ou não este paciente.”

A fala do governador ilustra o que já é realidade em Goiás. Desde o início deste ano, a telessaúde é utilizada como estratégia de monitoramento da dengue. Diante do aumento de casos da doença, o Estado incentivou a criação de gabinetes nos municípios para troca de informações e alinhamento de condutas.

Paralelo a isso, a Secretaria da Saúde (SES) utiliza telemedicina para comunicação entre seus médicos e profissionais das prefeituras, de forma a melhorar o atendimento ao cidadão.

Mostra de Saúde Digital

Durante o congresso, o governador conheceu a I Mostra de Saúde Digital, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da SES, que apresenta alguns produtos tecnológicos, como o boletim virtual do paciente e a Farmácia Digital do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa.

No estande também é realizada uma exposição aberta ao público sobre o Césio 137, que permite aos visitantes uma experiência imersiva e sensorial sobre o acidente radioativo de 1987. Ainda, haverá palestras e salas interativas, além de um hackathon (maratona de programação). Nele, profissionais enfrentam o desafio de desenvolver a melhor solução para questões de saúde propostas no momento da dinâmica.

Sobre o Congresso

Realizado pela Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS), o congresso chega à 11ª edição reunindo, no Centro de Convenções de Goiânia, profissionais, pesquisadores e especialistas renomados de todo o país. O evento começou na quinta-feira (11) e segue até domingo (14/4).

“É a primeira vez que o Centro-Oeste recebe um evento sobre telemedicina e saúde digital tão importante quanto este”, ressaltou o presidente do congresso, Alexandre Taleb. Segundo ele, a principal meta é conscientizar sobre a possibilidade de haver atendimento médico ético e correto por meio digital.