Goiás Social capacita 1,3 mil conselheiros tutelares, em Goiânia

Goiás Social realiza capacitação sobre políticas públicas para crianças e adolescentes, em janeiro deste ano (Fotos: Seds-GO)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em uma ação do Goiás Social, promove nesta quarta-feira (17/04) uma capacitação para 1.315 conselheiros tutelares dos 246 municípios goianos.

A formação será realizada no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Goiânia, com abertura às 10 horas. O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, são presenças confirmadas.

Com o tema “Atribuições e competências de conselheiros tutelares”, a capacitação oferece palestra com a consultora da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Camila Dias, que falará sobre implementação de Comitês de Participação de Adolescentes.

Goiás Social

Outro palestrante será o professor Edson Lucas Viana. A programação também inclui a entrega de smartphones a todos os conselheiros. Os aparelhos foram doados pela Receita Federal ao Goiás Social para auxiliar no trabalho de proteção à infância e à adolescência, facilitando, por exemplo, flagrantes pelos próprios conselheiros.

A administração estadual é responsável por dar suporte teórico e prático aos conselheiros tutelares de todo o estado. Desde 2019, as equipes da Seds promoveram 1.151 encontros presenciais, virtuais, treinamentos e outras ações voltadas para o aprimoramento do trabalho realizado pelos profissionais. Todos os municípios foram atendidos pelo Governo de Goiás.

O Goiás Social também buscou consultoria da Unesco, que está capacitando os profissionais dos 262 conselhos tutelares goianos. Entre os temas abordados estão captação e uso de recursos de fundos, atribuições legais e acompanhamentos de políticas públicas.

“Eles merecem nosso apoio e reconhecimento por seu trabalho incansável para garantir um ambiente seguro para todas as crianças e adolescentes”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.

Saiba mais

Goiás Social: Restaurante do Bem alimenta mais de 16 mil pessoas por dia

Goiás Social doa perucas para mulheres em tratamento de câncer

Goiás Social e OVG capacitam municípios para ações sociais



Ouça a matéria

Goiás Social capacita conselheiros tutelares de todos os municípios goianos

https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/LEANDRA-MATOS-GOIAS-SOCIAL-ENCONTRO.mp3 Download