Dia D contra Influenza totaliza 55 mil doses da vacina aplicadas em Goiás

Casal de idosos aproveitou Dia D para se vacinar contra gripe, na presença do Zé Gotinha ( Foto: Aline Rodrigues)

Goiás finalizou o Dia D contra Influenza, no sábado (13/04), com mais de 55 mil doses da vacina aplicadas. Mais de 900 salas de imunização espalhadas pelo estado ficaram abertas ao longo do dia para garantir a proteção de pessoas elegíveis à vacinação, conforme as determinações do Ministério da Saúde.

Com esse montante obtido no Dia D, a campanha elevou para 343.163 o total de doses aplicadas, desde o início da vacinação contra a Influenza deste ano, em 22 de março, assim distribuídos: 330.681 receberam a dose única; 12.063 a primeira dose; e 419 a segunda dose.

Esse universo representa uma cobertura vacinal de 14,51% do público-alvo, de 2.596.215 pessoas dos grupos prioritários.

Dia D contra Influenza

Dona Umberlinda Tomás Andrade, de 75 anos, e o marido, Antônio Ferreira de Andrade, de 83, moradores do Parque Trindade, em Aparecida de Goiânia, aproveitaram o Dia D contra Influenza para se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, onde contaram com a presença do Zé Gotinha.

“Estamos juntos há 65 anos e todos os anos vamos vacinar juntos”, destacou Umberlinda.

Quem também aproveitou a mobilização foi Brenda Araújo, mãe do João Miguel, de 4 anos. Além do imunizante contra a Influenza, o pequeno também recebeu as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

“Aproveitei a campanha, que abre essa exceção, já que eu não consigo vir durante a semana, para aplicar a vacina da gripe e as que estavam atrasadas. Fiquei muito feliz”, garantiu.

Pequeno João Miguel, de 4 anos, durante vacinação no dia D (Foto: Aline Rodrigues)

Cobertura vacinal

Segundo a gerente de Imunização da SES, Joice Dorneles, apesar do aumento na procura no fim de semana, a cobertura vacinal contra a influenza ainda é considerada baixa no Estado e em todo o país.

“A nossa cobertura vacinal para a gripe em 2024 está pouco acima dos 12% que tínhamos antes do Dia D. Precisamos reforçar junto à população a necessidade de garantir a dose da vacina para essas pessoas, que estão mais vulneráveis às formas graves da doença, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag)”, destacou.

A vacinação contra a gripe foi antecipada este ano, em Goiás, tendo início no dia 22 de março. O objetivo é justamente evitar o aumento de casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza, tendo em vista que o vírus da doença é mais incidente nesta época do ano.

A campanha é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da SES-GO, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e segue até o final de maio no Estado.

“Quem não teve oportunidade de procurar no Dia D deve procurar uma unidade de saúde durante a semana para garantir a vacinação”, reforçou a gerente de Imunização.

Ouça a matéria

Dia D contra gripe totaliza 55 mil doses da vacina aplicadas em Goiás

Download