Gracinha Caiado reforça compromisso com Entorno do DF

Primeira-dama Gracinha Caiado visita Secretaria do Entorno do DF (Foto: Hegon Corrêa)

Na primeira visita à sede da Secretaria do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), em Brasília, a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, reforçou o compromisso da gestão estadual com a região. Ela esteve no local ao lado do governador Ronaldo Caiado, em reunião com a titular da pasta, Caroline Fleury.

Na ocasião, Gracinha conheceu as instalações e a equipe, e também foi presenteada com uma cesta com produtos da região, que tem se destacado cada vez mais na área gastronômica.

“Por muito tempo, as pessoas não acreditaram que o Entorno teria o apoio de Goiás ou de Brasília. O Entorno era tratado com total desrespeito. E, hoje, quando a gente chega nas cidades do Entorno existe uma grande receptividade das pessoas justamente por acreditarem que o Entorno é sim Goiás e que deve ser tratado com total atenção pelo Governo do Estado”, disse Gracinha Caiado.

A secretária do Entorno, Caroline Fleury, afirmou ser um orgulho fazer parte de um governo que se preocupa com o social e tem transformado a história da região.

“Parte dessa mudança é pela presença de políticas públicas do Goiás Social. O Entorno tem governo, o governo de Goiás”, registrou.

No Entorno tem Goiás Social

A coordenadora do Goiás Social citou o contato direto que tem sido feito com as prefeituras do Entorno para a garantia de entrega das ações sociais. Os treze municípios que são atendidos pela SEDF-GO (Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso) já receberam centenas de milhares de benefícios, incluindo um investimento de cerca de R$ 85 milhões apenas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Os 13 municípios também foram contemplados com um total de 48,5 mil cartões do programa Mães de Goiás e 15.613 do Aluguel Social. Além disso, 816 jovens de 14 e 15 anos da região participam ou participaram do programa Aprendiz do Futuro e 2.125 pessoas que passaram por cursos de capacitação receberam o Crédito Social para empreender.

Secretaria do Entorno do DF

A SEDF-GO foi criada há pouco mais de um ano com a missão de aproximar as políticas públicas do Estado das necessidades dos residentes da Região Metropolitana do Entorno (RME). A região é composta por municípios goianos circundantes a Brasília, conhecidos por sua população trabalhadora, belezas naturais e potencial de desenvolvimento.

Com quase 1,3 milhão de habitantes, as cidades goianas do Entorno do DF têm a peculiaridade de ser integradas regionalmente a outra unidade da federação, a capital federal. A interdependência resulta em uma circulação diária de moradores entre os dois territórios, fluxo intenso de produtos e serviços, gerando demandas específicas em áreas como transporte público, saúde e educação.

Nesse contexto, a SEDF-GO foi estabelecida para fortalecer a comunicação com órgãos municipais, estaduais e federais, facilitando a formulação de políticas públicas e oferecendo suporte aos municípios ao redor de Brasília.