Operação prende integrantes de torcidas rivais em Goiânia

Ação desarticula dois grupos criminosos ligados às torcidas organizadas: Esquadrão Vilanovense – Comando Noroeste e Força Jovem 11ª Legião (Foto: PC)

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (Geprot/Deic), deflagrou nesta terça-feira (23/04), a Operação Contra-Ataque. A ação desarticula dois grupos criminosos ligados às torcidas organizadas: Esquadrão Vilanovense – Comando Noroeste e Força Jovem 11ª Legião.

Elas são investigadas por uma série de emboscadas e ataques recíprocos na região noroeste de Goiânia, durante os jogos do Campeonato Goiano de Futebol. Durante a Operação Contra-Ataque, seis pessoas foram presas: quatro ligadas à Força Jovem e duas ao Esquadrão Vilanovense. Uma arma de fogo, armas brancas, aparelhos celulares e outros materiais ligados às torcidas foram apreendidos.

Integrantes de torcidas

As investigações começaram após uma emboscada criminosa praticada no dia 9 de março deste ano, no Setor Santa Efigênia, em Goiânia. Na ocasião, o grupo ligado à torcida Força Jovem atacou torcedores vilanoveneses que voltavam de uma partida do Campeonato Goiano.

As vítimas foram espancadas com barras de ferro, e uma delas ficou gravemente ferida após ser atingida no rosto por um rojão de foguete.

Em retaliação, no dia 18 de março, o grupo ligado à torcida Esquadrão Vilanovense emboscou torcedores esmeraldinos durante uma partida de futebol amador no Setor Recanto do Bosque. As vítimas foram agredidas com armas brancas e tiveram as camisetas da torcida roubadas.

No mesmo dia, no Setor Jardim São José, membros da Força Jovem abordaram um integrante da torcida Esquadrão Vilanovense e o roubaram, exibindo suas roupas como troféu em redes sociais.

Outras prisões e próximos passos

Na primeira fase das investigações, outros três indivíduos ligados ao Esquadrão Vilanovense já haviam sido presos em flagrante pelos crimes investigados. A operação contou com o apoio tático da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/GT3) e demais unidades da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic).

A divulgação da identificação dos presos foi autorizada pela Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e pelo Despacho da Autoridade Policial responsável pelas investigações, com o objetivo de auxiliar na identificação de novas vítimas.

Ações contra a violência no futebol

A Operação Contra-Ataque demonstra o compromisso da Polícia Civil de Goiás no combate à violência no futebol. O Geprot prossegue as investigações para identificar, prender e responsabilizar criminosos que se utilizam do esporte para praticar atos de violência.

A sociedade também pode contribuir para a segurança nos estádios denunciando atos de violência à polícia. As denúncias podem ser feitas, de forma anônima, pelo telefone 197 ou pelo site da Polícia Civil de Goiás.