Evento de voo livre movimenta região de Jandaia

Circuito de Parapente colore o céu da Montanha Mágica, em Jandaia, neste fim de semana (Fotos: Goiás Turismo)

Jandaia é a capital do voo livre no Centro-Oeste pelos próximos três dias. Localizado a 120 quilômetros de Goiânia, o município recebe, a partir desta sexta-feira (26/04), a 1ª Etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente (Cico) e da Copa Brasil de Pouso de Precisão (CBPP).

O evento segue até domingo (28/04), com patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). Os resultados ajudarão a formar o ranking dos pilotos que participarão das provas estaduais e do campeonato brasileiro da modalidade.

Cerca de 100 participantes de Goiás, Distrito Federal e Tocantins estão inscritos para a disputa. Os pilotos são divididos em três categorias: avançada, iniciante e feminina. Em Jandaia, a prova ocorre no local conhecido como Montanha Mágica. Posteriormente, Formosa e Jaraguá também irão sediar etapas da competição.

Evento de voo livre movimenta economia da região de Jandaia
Em Jandaia, prova ocorre no local conhecido como Montanha Mágica (Foto: Goiás Turismo)

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, lembra que iniciativas como esta fomentam o turismo, atraindo um público qualificado, inclusive internacional.

“Além de colorir o céu da cidade e movimentar toda a cadeia regional do turismo, os eventos deixam um legado de investimentos em cultura, conscientização, infraestrutura e melhorias duradouras para a população”, ressalta ele.

Ações sociais

O trabalho da organização do evento começa dias antes com ações sociais, entre elas palestras em escolas públicas com o tema “Voo Livre e Consciência Ambiental” e arrecadação de alimentos para distribuir cestas básicas a famílias carentes.

Em Jandaia, a bombeira Kamilla Monteiro, vencedora do reality show “Largados e Pelados”, tem palestra programada sobre sobrevivência e situações de risco. A conscientização ambiental também está presente, inclusive com distribuição de sementes nativas do Cerrado que os pilotos lançam durante o voo.

Um dos organizadores do Circuito, Daniel Vasconcelos destaca que “o apoio do Governo de Goiás é essencial para o desenvolvimento do esporte e do turismo”. Segundo ele, pilotos do pais inteiro movimentam as cidades anfitriãs e toda a região, gerando emprego e renda para a população.

“Sem esse apoio, seria muito difícil a gente fazer o evento com tal magnitude. Somos muito gratos pelo reconhecimento do estado ao esporte”, afirma.

Saiba mais