Laboratório de análises clínicas é investigado por fraude

De acordo com relatório de auditoria da Vigilância Sanitária de Goiânia, apenas em janeiro deste ano, o laboratório emitiu mais de noventa laudos de exames em desacordo com a legislação sanitária (Foto: PC)

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, cumpriu, na manhã desta segunda-feira (29), três mandados de busca e apreensão nos municípios de Goiânia, Senador Canedo e Nova América. Ação faz parte de inquérito policial sobre fraudes em exames realizados pelo laboratório Vida (nome fantasia) de análises clínicas.

De acordo com relatório de auditoria da Vigilância Sanitária do Município de Goiânia, apenas no mês de janeiro deste ano, o laboratório alvo da investigação emitiu mais de noventa laudos de exames de urocultura e coprocultura (ambos para identificação de bactérias) em desacordo com a legislação sanitária.

Análises clínicas

Os resultados eram entregues à população sem que o laboratório dispusesse dos equipamentos necessários para realização das análises. Os responsáveis pelo laboratório tampouco terceirizavam as amostras biológicas para estabelecimentos parceiros.

As condutas investigadas podem configurar crimes contra a saúde pública, a fé pública e contra as relações de consumo, com penas que ultrapassam dez anos de reclusão.

A divulgação da identificação do laboratório foi procedida nos termos da Lei 13.869/2019, portaria n° 547/2021 – PC, e Despacho da Autoridade Policial responsável pelas investigações, justificadas na possibilidade real de identificação de novas vítimas e o surgimento de outros elementos informativos acerca da dinâmica dos fatos criminosos.