Caiado e prefeitura entregam maternidade em Aparecida de Goiânia

Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana oferece 30 leitos já em funcionamento, há previsão de que a estrutura receba mais 60 leitos até o fim do ano (Fotos: Wesley Costa)

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, entregaram oficialmente à população, nesta quinta-feira (02/05), a Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana, no Setor Garavelo Residencial Park.

A unidade tem 30 leitos de atendimento obstétrico em funcionamento — 10 deles dedicados à terapia intensiva, sendo as primeiras UTIs neonatais do município.

Durante o evento, o governador destacou o apoio do Governo de Goiás à Prefeitura de Aparecida no processo de ampliação do serviço de saúde prestado à população.

“Quanto mais tivermos parcerias, mais a população estará bem atendida. É o momento de aplaudir todos aqueles que tornaram realidade esse hospital público”, afirmou Caiado.

A nova maternidade é resultado da aquisição, por parte do município, da unidade hospitalar onde anteriormente funcionava o Hospital Garavelo. A desapropriação foi assinada em março deste ano e teve investimento de R$ 36 milhões.

“O que o prefeito está fazendo é ampliar o atendimento às pessoas”, definiu o governador, citando que o Estado hoje aplica R$ 17 bilhões na Rede Estadual de Saúde.

Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano declarou que a parceria com o Governo de Goiás rende “bons frutos” para população.

Governador Ronaldo Caiado e autoridades na inauguração da Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana: “É o momento de aplaudir todos aqueles que tornaram realidade esse hospital público” (Fotos: Wesley Costa)

“O que a gente se propõe a fazer, o senhor (Caiado) tem feito para o estado: saúde de qualidade, segurança de excelência e uma gestão ímpar”, disse ele. Mariano lembrou ainda que o governo estadual cumpre pontualmente os repasses para a saúde dos municípios.

Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana

A Maternidade Maria da Cruz Gomes Santana oferece atendimento emergencial e ambulatorial às gestantes aparecidenses via Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos 30 leitos já em funcionamento, há previsão de que a estrutura receba mais 60 leitos até o fim do ano.

“Temos hoje uma maternidade digna. Colocamos para funcionar há dois meses e já fizemos quase 200 partos e mais de 1700 atendimentos”, relatou o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

A nova unidade está aberta 24 horas por dia, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial. O ex-prefeito do município Gustavo Mendanha também participou da entrega do benefício nesta terça-feira.

“Nós sonhamos — eu, Maguito, todos os prefeitos que passaram — ter uma maternidade com a grandeza da cidade. A partir de agora, toda mamãe terá a oportunidade de que seu filho nasça em Aparecida de Goiânia”, ressaltou.

Saiba mais

Caiado conhece projeto do Lar de Amor

Saúde alerta: vacinas evitam internações e mortes

Saúde faz monitoramento permanente para combate à malária

Ipasgo Saúde implanta serviço de vacinação em domicílio