Ex-alunos da Orquestra Sinfônica são aprovados para mestrados no exterior

Ex-aluna da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Sarah Christie vai estudar na University of British Columbia (UBC), no Canadá. (Foto: Sedi)

Ex-alunos da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, Sarah Christie, 25 anos, e Fernando Oliveira, 32, foram aprovados para mestrados no exterior. A clarinetista vai estudar na University of British Columbia (UBC), no Canadá, por dois anos, e o contrabaixista na Duquene University, nos Estados Unidos, durante quatro anos.

“A minha primeira experiência como clarinetista de orquestra foi com a OSJG. Oportunidade vital para minha formação. Foi quando eu descobri, realmente, que tocar em orquestra é minha paixão”, revela Sarah. “Conheci a OSJG em 2014 e permaneci até 2017. Não tinha experiência com temporada de concertos, com maestros convidados e solistas, inclusive internacionais, como tive com a Orquestra Jovem”, explica Fernando.

O maestro titular e diretor artístico da OSJG, Eliel Ferreira, ressalta a satisfação com o resultado alcançado. “Nossa função não é ser somente maestro. Também somos professores. E esse resultado mostra, mais uma vez, a competência, a seriedade e a dedicação com que é realizado o trabalho na Orquestra Jovem e no Basileu França. A nossa visão é justamente aliar essa formação musical, essa profissionalização do aluno, juntamente com o trabalho social e de inclusão”, avalia.   

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) é um projeto musical que conta com a participação de 70 músicos. Criado em 2001 pela Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, o grupo possui destaque no Brasil e em outros países, tendo em vista as inúmeras apresentações em eventos nacionais e internacionais. O objetivo é formar jovens músicos para atuarem em orquestras profissionais do Brasil e do exterior.

Fernando Oliveira foi aprovado para mestrado na Duquene University, nos Estados Unidos, durante quatro anos. (Foto: Sedi)

Solidariedade

Os custos que Sarah Christie e Fernando Almeida terão com as viagens e com a permanência no exterior são altos, o que dificulta a realização dos sonhos. Por isso, os músicos contam com o apoio da comunidade, por meio de doações que podem ser feitas por campanhas online, nos links https://abacashi.com/p/sarah-no-canada e http://vaka.me/2054739.