Bombeiros goianos atuam em São Valentim do Sul (RS)

Governador Ronaldo Caiado afirma que bombeiros goianos continuarão no Rio Grande do Sul pelo tempo que for necessário (Foto: CBM)

Os bombeiros goianos se deslocaram da região de Caxias do Sul para o município de São Valentim do Sul, onde ajudam vítimas da enchente que afetou o Rio Grande do Sul. A nova localidade está distante cerca de 280 quilômetros da capital Porto Alegre. A busca é por vítimas de soterramentos. A missão completa nesta quinta-feira uma semana.

“São homens que têm muita experiência. Já estiveram em Brumadinho e Mariana, Minas Gerais, e em outros os estados acometidos por grandes catástrofes”, afirmou o governador Ronaldo Caiado sobre a qualificação da equipe, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (09/05).

Bombeiros goianos

“Chegamos à meia-noite nessa localidade. Aqui tem uma vítima desaparecida desde o dia 1º. Uma região serrana desceu, teve uma movimentação de massa aqui do morro”, explicou o capitão Thiago Wening. “A gente vai iniciar agora a avaliação do local. Se os cães marcarem o ponto positivo, a gente intervém para retirar o corpo”, detalhou.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBM) também comanda a operação nacional de resgates em solo gaúcho. Com monitoramento em tempo real, os socorristas têm acesso a informações sobre as áreas mais afetadas e rodovias bloqueadas, bem como pontes que foram levadas pela força da água.

O comandante-geral, coronel Washington Luiz Vaz Junior, que também é presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), lidera o trabalho.

Tragédia

O Rio Grande do Sul confirmou 107 mortes e 136 pessoas desaparecidas, quadro que fez o governador Ronaldo Caiado determinar o auxílio às vítimas com a manutenção de efetivo pelo tempo que for necessário, com cães farejadores, embarcações, caminhonetes, caminhões e até de um avião.

“É algo jamais visto no Brasil. É uma região que está totalmente penalizada, destruída e precisa de muita solidariedade”, disse.

Governo de Goiás vai enviar novo carregamento de suprimentos ao estado nesta sexta-feira (10/05).