Estado promove ações para prevenção de mortes no trânsito

Secretaria Estadual da Saúde realiza ações educativas no Maio Amarelo para alertar sobre acidentes de trânsito (Foto: Ascom Hugo/Ascom Crer)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza, durante o mês de maio, uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da adoção de um trânsito seguro e humanizado, em que prevaleça o respeito à vida e à legislação vigente.

As atividades integram a Campanha Maio Amarelo, desenvolvida em todo o mundo com o propósito de reduzir taxas de mortalidade e sequelas decorrentes dos acidentes viários. Neste ano, a campanha tem como tema: “Paz no trânsito começa por você”.

Trânsito

Entre as ações realizadas destacam-se blitze educativa, palestras, distribuição de material informativo e seminário com a participação de especialistas. A coordenadora estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, acentua que os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública devido aos altos índices de morbimortalidade.

“Diante desse cenário, a SES-GO tem o papel de produzir informações qualificadas que possam subsidiar as intervenções efetivas para a prevenção das mortes por acidentes de trânsito. A pasta também estimula gestores e profissionais das unidades de saúde a realizar ações rotineiras e pontuais sobre o respeito à legislação de trânsito”, destaca.

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais 1 milhão de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, vítimas de desastres no trânsito. Tais acidentes também deixam entre 20 e 50 milhões de cidadãos com sequelas em todo o planeta. Em Goiás, os números de vítimas no trânsito também são preocupantes.

Os registros do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da SES-GO mostram que no ano passado foram 1.570 mortes por acidentes de trânsito em todo o estado. Destas, 253 foram notificadas em Goiânia. Neste ano, de janeiro a abril, foram registrados 51 óbitos na capital relacionados a acidentes de trânsito.

Ações

A equipe do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou no dia 08 de maio (08/05) uma ação para conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) vai iluminar a parte externa da unidade na cor amarela e promover ações de conscientização. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia, programou uma palestra para servidores e pacientes.

Algumas unidades optaram por realizar blitze educativas, como o Crer, Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT). O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizará dinâmicas com usuários da unidade.

O Hospital Estadual de Jataí São Marcos (HWJ) permanecerá iluminado com a cor amarela em maio e profissionais da unidade, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Trânsito de Jataí, ministrarão palestras.

A SES-GO também está envolvida na realização do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal, no dia 28 de maio (28/05), na Câmara de Luziânia. O evento reunirá especialistas, profissionais, gestores públicos e privados, bem como representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir e apresentar possíveis soluções para os desafios enfrentados no contexto dos deslocamentos urbanos e no transporte de mercadorias nas cidades.