Saúde na Praça reforça prevenção a doenças do aparelho digestivo

Ação promoverá orientações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo (Foto: SES-GO)

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) antecipa, para esta quinta-feira (23/05), a celebração do Dia Mundial da Saúde Digestiva, celebrado em 29 de maio, com mais uma edição do projeto Saúde na Praça.

A ação, que vai ocorrer entre 07 e 12 horas, na Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, promoverá orientações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.

Para esta edição, a equipe da unidade do Governo de Goiás preparou um túnel que simulará um intestino gigante. Também vão ser ofertados serviços gratuitos de orientações médicas e multiprofissionais, com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Avanço tecnológico permite tratamento precoce

Segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia, 20% da população mundial sofre de algum tipo de problema intestinal, e 90% não procuram orientação médica e se automedicam.

Uma das doenças mais graves é o tumor gastrointestinal, tipo de câncer que se desenvolve no sistema digestivo e pode afetar esôfago, estômago, fígado, intestino delgado, intestino grosso e reto.

A chefe do serviço de gastroenterologia do HGG, a médica Maira Costa Cabral explica que as doenças começam na parede dos órgãos junto às camadas musculares.

Entre as principais enfermidades gastrointestinais está o câncer de cólon e reto. A especialista ainda alerta sobre a necessidade de consultas periódicas e realização dos exames de endoscopia e colonoscopia a partir dos 45 anos.

“A realização desses exames é imprescindível para a investigação de lesões pré-malignas e o avanço tecnológico permite o tratamento precoce de lesões antes delas se transformarem em lesões malignas, são alternativas significativas para a saúde do aparelho digestivo”, explica.

Aparelho digestivo

O aparelho digestivo é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Já os órgãos digestórios acessórios são os dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas.

Os dentes auxiliam no rompimento físico do alimento e a língua auxilia na mastigação e na deglutição. Os demais nunca entram em contato direto com o alimento, mas produzem ou armazenam secreções que passam para o tubo digestivo, auxiliando na decomposição química do alimento.

Qualquer problema existente em todo esse processo, como infecções e maus hábitos alimentares, podem causar doenças e tumores na região. Os tumores de estômagos, inclusive, estão entre os mais incidentes no Brasil – é o quarto mais comum entre homens e o sexto, entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Saúde na Praça

O Saúde na Praça é um projeto do HGG realizado desde 2017, com ações mensais organizadas pela equipe médica da unidade administrada pelo Idtech.

O objetivo é promover ações de conscientização, prevenção de doenças e orientações para a melhora da qualidade de vida da população. Todos os serviços oferecidos pela tenda da saúde do HGG são gratuitos.

Serviço

Assunto: Saúde na Praça – Dia Mundial da Saúde Digestiva
Data: quinta-feira, 23 de maio de 2024
Horário: das 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, no Setor Oeste, em Goiânia

Saiba mais

HGG realiza 1º transplante de medula óssea da rede pública no estado

Saúde orienta sobre vacinação contra gripe e covid-19

Saúde avança no uso da inteligência artificial

Saúde atua na assistência humanizada a bebês de baixo peso

Saúde alerta sobre câncer de boca