Enquete aponta que mais de 70% aprovaram edição virtual do Fica 2020

O resultado completo da pesquisa pode ser conferido no site do evento: www.fica.go.gov.br

Uma enquete, formulada em janeiro deste ano, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), traz um saldo positivo de avaliação feita pelo público sobre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), um dos principais e mais importantes festivais de cinema no cenário nacional e um dos mais relevantes projetos culturais desenvolvidos pelo governo do Estado via Secult.

Isso é o que aponta o resultado do questionário, cuja finalidade é fazer um panorama das edições anteriores, avaliando sobre o que precisa ser melhorado e pontuando questões relevantes que possam ser implementadas nos próximos festivais.

Em razão da última edição, totalmente digital por conta da pandemia da Covid-19, o Governo de Goiás quer ter a avaliação dos espectadores e participantes sobre o desempenho do evento nesse formato – que foi um desafio inédito na história do Fica.

A pesquisa foi aberta à participação da comunidade em geral, profissionais do audiovisual, realizadores, produtores, críticos e apreciadores da sétima arte, que puderam responder o formulário, composto por oito perguntas sobre o festival, bem como, sobre o perfil e faixa etária de cada usuário.

Em números, a interação foi significativa, especialmente do público-alvo do Fica, que somaram 84%, do total, sendo 75% deles residentes em Goiás, seguidos de 20,05% oriundos de outros estados e, 9,05% de outros países.

Outro quesito expressivo se refere a faixa etária dos respondentes da pesquisa, que varia entre 31 a 40 anos (38,06%,); 15 a 30 anos (de 36,04%), e 41 a 50 anos (13,06%). Pessoas com mais de 60 anos, somam-se 11,04%, sendo que, muitos desses já acompanharam outras edições do Fica, podendo assim, opinar com mais embasamento.

Na avaliação geral da última edição do festival, 30,08% consideraram ótima, 34,06% acharam boa, 7,07% pontuaram como excelente e 26,09% consideraram ruim. Os que consideram que o festival deixou a desejar apontam como pontos de melhora a plataforma de exibição e o site do evento, divulgação, bem como a programação de filmes e atividades paralelas (palestras, mesas).

O desejo de que a vacina chegue para todos, para que não só o Fica 2021, mas também as atividades culturais e educativas voltem ao formato presencial foram sugestões citadas pelos participantes, que mencionaram ainda um maior envolvimento dos vilaboenses nas ações do festival, e uma melhor postura ambiental na cidade de Goiás, sede do evento.

Com base nesses resultados e em outros ajustes, a Secult Goiás já vem trabalhando o Fica 2021, de forma a aprimorar, adequar e inovar para que o festival continue sendo referência na qualidade que o consagrou nesses 21 anos de trajetória.

O resultado completo da pesquisa pode ser conferido no site do evento: www.fica.go.gov.br.