Goiás Social capacita mais de 16 mil pessoas no Entorno do DF

Moradores aproveitam evento do Governo de Goiás para fazer inscrição em cursos do Cotec (Foto: Retomada)

O Goiás Social está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos nos Colégios Tecnológicos (Cotecs) em Goianésia, Formosa e Cristalina, no Entorno do Distrito Federal (DF). As unidades já capacitaram mais de 16 mil trabalhadores para diversas áreas de atuação e ajudaram a transformar a vida de muita gente, oferecendo também apoio para que os formados abram o próprio negócio.

Desde 2021, quando a política pública foi criada pela Secretaria da Retomada, foram investidos R$ 7,2 milhões em formação de mão de obra em 14 municípios da região. Os cursos atendem a necessidade local, com grade pensada estrategicamente de acordo com a vocação regional e os apelos do mercado de trabalho. Somente neste ano, 1.488 pessoas estão sendo capacitadas em 48 cursos.

Goiás Social

“Muita gente não pode pagar para fazer um curso e por isso tem que aproveitar. Escolhi o curso de ‘tortas e bolos’ porque gosto dessa área e vou montar o meu negócio com minha família”, conta a aluna Tatiana Alves, moradora de Luziânia. O otimismo é compartilhado por outra aluna, Vânia Alves. “Esse projeto é muito importante, porque muita gente não tem condições de se qualificar e iniciar seu próprio negócio”, explica.

Águas Lindas

Um dos maiores municípios do Entorno, Águas Lindas de Goiás recebeu R$ 1,9 milhão em benefícios do Goiás Social associados à profissionalização. Desse total, R$ 171 mil foram repassados aos alunos do Cotec por meio da Bolsa Qualificação. O valor mensal de R$ 250,00, durante o curso, ajuda nos custos com alimentação, evitando a evasão escolar.

Já o Crédito Social, com valor de até R$ 5 mil, beneficiou formandos inscritos no CadÚnico do governo federal que desejam abrir o próprio negócio. Nessa modalidade, a cidade recebeu R$ 1,8 milhão em recursos.

Ao todo, 663 moradores ganharam algum incentivo do governo, direcionado para quem vive em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para os cursos ficam abertas o ano todo e estão disponíveis no site.

Incentivo

“Cerca de 1.950 goianos que moram nas cidades do Entorno receberam R$ 250 por mês da Bolsa Qualificação para custear a alimentação, enquanto faziam curso no Cotec. Depois de certificados, eles ainda podem receber o Crédito Social para iniciar um negócio próprio, livres de endividamento. Lembrando que a maioria não teria condições de arrumar o dinheiro nem mesmo por empréstimo”, destaca o secretário da Retomada, César Moura.

Ouça a matéria

Estado capacita mais de 16 mil moradores do Entorno do DF