Agrodefesa fará ação educativa em supermercados de Goiânia

Atividade faz parte de ações pelo Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (Foto: Maria Antonieta Toledo)

Neste sábado (15/06), das 8 às 12 horas, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) vai promover uma ação educativa em quatro supermercados da região sul de Goiânia –  Empório Prime, Carrefour Sul, Pão de Açúcar e Moreira -, para orientar sobre o consumo de alimentos seguros.

A atividade faz parte de ações pelo Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrado no último dia 07/06. O foco é mostrar ao consumidor a importância de consumir produtos manipulados ou industrializados dentro das normas preconizadas pelos órgãos oficiais de inspeção.

Ação educativa

Os consumidores vão ser apresentados aos selos que garantem a qualidade da produção pelos serviços oficiais de inspeção e que levam os selos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Serviço de Inspeção Federal (SIF) e Sistema Brasileiro de Inspeção (Sib-POA).

A presença de um desses selos nos rótulos dos produtos é a garantia de que o processo produtivo passou pelo acompanhamento dos órgãos oficiais de inspeção, e de que estão aptos para serem consumidos, sem apresentar riscos à saúde humana.

“Escolhemos o sábado porque é um dia de maior movimentação de pessoas nos supermercados e assim podemos levar informações ao consumidor sobre o que avaliar na hora de adquirir um produto e a importância de comprar itens que tenham os selos que atestam a qualidade do alimento”, explica a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga.

A gestora explica que foram destacados para participar da ação fiscais agropecuários que trabalham no Laboratório de Qualidade de Alimentos (LabQuali), na Gerência de Inspeção e na Regional Rio das Antas, que são responsáveis pela inspeção periódica.

Vigilância ativa

A gerente explica ainda que mesmo o selo sendo uma garantia da qualidade do alimento, é preciso que seja transportado em condições ideais e seja acondicionado devidamente para que suas propriedades sejam preservadas.

“A qualidade e segurança do alimento é responsabilidade de todos os envolvidos na cadeia produtiva, desde a indústria nas etapas de produção, armazenamento e transporte, sob cuidadosa inspeção da Agrodefesa, passando pelo comércio varejista na exposição dos produtos ao consumidor, sob fiscalização da Vigilância Sanitária, até o consumidor final, no armazenamento e preparo em casa”, esclarece.

Serviço:

Ação educativa em supermercados de Goiânia/Consumo de alimentos seguros
Data: 15/06/2024 (sábado)
Horário: 8 às 12 horas
Local: Supermercados da região sul de Goiânia – Empório Prime, Carrefour Sul, Pão de Açúcar e Moreira (dois últimos na Avenida E)