Governo de Goiás firma parcerias na China e atrai novos investimentos
O grupo liderado pelo secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant’Anna Braga, que desembarcou na China, na última segunda-feira (10/06), para uma nova missão técnica, concretizou uma série de parcerias que prometem impulsionar diversos setores econômicos do estado.
A delegação goiana fechou acordos entre o Porto Seco de Anápolis e o Porto de Xiongan. Além de parceria com a UFG para uma unidade de medicina tradicional chinesa em Anápolis. O grupo ainda assinou protocolos nas áreas de mineração, material cirúrgico e aminoácidos.
Em uma movimentação estratégica, a maior indústria chinesa de material cirúrgico, Zhonghong, firmou um acordo para a distribuição de seus produtos em Anápolis, utilizando o Porto Seco.
A empresa, que fabrica 10 milhões de luvas por dia, além de seringas e catéteres, planeja expandir seu mercado no Brasil. Everaldo Fiatkoski Júnior, diretor de Operações do Grupo Porto Seco Centro-Oeste, esteve presente nas tratativas, sublinhando a importância desta parceria para ambos os lados.
Parcerias
Outra conquista relevante foi a criação de uma unidade laboratorial de medicamentos da medicina tradicional chinesa, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a iniciativa privada. Também previsto para Anápolis, o novo espaço irá integrar os conhecimentos da medicina tradicional chinesa com a pesquisa e inovação brasileiras, posicionando Goiás na vanguarda do desenvolvimento farmacêutico.
Na área da mineração, os representantes do governo estadual assinaram protocolo com a Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM. O objetivo é a execução do levantamento geofísico de Goiás, dentro do Plano Estadual de Recursos Minerais (Perm). O acordo promete fortalecer o setor mineral, trazendo tecnologias avançadas e novos recursos para a exploração sustentável.
Setor alimentício
A Meihai, uma das principais concorrentes da Ajinomoto, está com negociações avançadas para instalar uma unidade de produção de aminoácidos em Goiás.
“Este investimento diversifica a economia local e atrai tecnologia de ponta para a indústria alimentícia”, destacou o titular da SIC.
Joel ainda informou que, com área já adquirida em Ipameri, Goiás iniciará a produção de açúcar IC 45 destinado à exportação para a China.
“Este projeto não só fortalece a economia agrícola do estado, mas também abre novas oportunidades de mercado para os produtores locais, impulsionando as exportações”, frisou.
“Estamos extremamente satisfeitos com os acordos firmados. A parceria com a UFG para uma unidade de medicina tradicional chinesa em Anápolis, e os protocolos nas áreas de mineração, material cirúrgico e aminoácidos diversificam e fortalecem nossa economia. O acordo entre o Porto Seco de Anápolis e o Porto de Xiongan abrirá novas fronteiras para o comércio internacional, consolidando Goiás como um hub logístico estratégico. A missão na China está sendo um marco, e estamos ansiosos para ver os frutos dessas parcerias nos próximos meses”, ressaltou Joel Sant’Anna Braga Filho.
A delegação goiana participará ainda da Feira Internacional de Langfang, na China, neste domingo (16), promovendo o comércio e a cooperação econômica.
Na segunda-feira (17), mais uma comitiva do laboratório goiano Geolab chegará para negociações em Xangai. O grupo vai participar da maior feira de medicamentos do mundo, a CPHI, buscando tecnologias e realizando visitas técnicas.
A missão técnica à China faz parte dos esforços iniciados pelo governador Ronaldo Caiado em novembro do ano passado, quando o chefe do Executivo foi ao país asiático para fortalecer as relações comerciais.
SAIBA MAIS
Caiado lidera missão à China para consolidar investimentos em Goiás