Goiás ultrapassa entrega de 2 mil casas a custo zero

Número alcançado abarca 48 municípios, a maior parte deles de pequeno porte, atendendo ao objetivo do programa de chegar primeiro aos menores municípios (Foto: Agehab)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Agência Goiana de Habitação (Agehab), chega à marca de mais de 2 mil casas a custo zero entregues pelo Programa Pra Ter Onde Morar – Construção.

O número alcançado abarca 48 municípios, a maior parte deles de pequeno porte, atendendo ao objetivo do programa de chegar primeiro aos menores municípios. A soma das unidades entregues desde 2021 chega a 2.078, metade delas apenas este ano.

A diretriz do governador Ronaldo Caiado é de que a Agência chegue a 10 mil casas entregues até final de 2026 está se intensificando agora por conta dos resultados do programa implantado há quase três anos. Para o secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, o fruto do trabalho representa um Estado comprometido com as políticas sociais descentralizada dos grandes centros e que mira principalmente a parcela da população que mais necessita.

Custo zero

“Quando elaboramos o programa, o objetivo era principalmente atender uma parcela da população do interior do Estado historicamente relegada à falta de programas que naturalmente acabam atendendo apenas os grandes centros urbanos”, explica Sales.

As moradias do Pra Ter Onde Morar – Construção são edificadas com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), do Estado de Goiás. O Programa faz parte do Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), do governo estadual.

A execução das obras é feita em parceria com as prefeituras de cada município e as construtoras parceiras. A prefeitura entra com o terreno e infraestrutura.

Recentemente, novos municípios foram incluídos no programa, que teve um crescimento de mais de 10%, expandindo de 130 para 144 cidades atendidas pelo programa.

O alcance chegou a 58% dos 246 municípios que integram o estado, com um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais já contratadas.