23º Canto da Primavera abre seleção para artistas goianos

Edição deste ano do Canto da Primavera vai selecionar 55 apresentações musicais com cachês que variam de R$ 8 a R$ 20 mil (Foto: Secult-GO)

Estão abertas as inscrições para as atrações musicais locais e regionais da 23ª edição do Canto da Primavera – Mostra Nacional da Música de Pirenópolis, que será realizada entre os dias 3 e 8 de setembro deste ano. Para participar, o interessado deve se inscrever gratuitamente pelo site do festival até o dia 5 de agosto.

A edição deste ano do Canto da Primavera vai selecionar 55 apresentações musicais com cachês que variam de R$ 8 a R$ 20 mil. No total, serão pagos R$ 510 mil para contratação dos artistas goianos, o maior valor da história do festival.

“O Canto da Primavera é a vitrine da música goiana e investimos nos nossos artistas para que eles mostrem o que é produzido aqui em nosso estado para os turistas de todo o país que visitam Pirenópolis. Esse é o nosso maior e mais direto fomento aos músicos de Goiás”, ressalta Yara Nunes, titular da Secretaria de Estado da Cultura.

Seleção

Para participar, o interessado deve se inscrever em uma das duas modalidades do edital:

• Atrações Musicais Locais, para artistas e grupos artísticos residentes em Pirenópolis;
  • e Atrações Musicais Regionais, para artistas e grupos artísticos residentes nos demais municípios goianos.

Atrações Locais e Regionais

Serão selecionados 15 artistas na modalidade Atrações Musicais Locais, sendo:

• 10 para os palcos do Coreto e do Teatro, com cachês de R$ 8 mil cada um;
  • e cinco para o Palco da Matriz, com cachês de R$ 10 mil por show.

Já na modalidade Atração Musical Regional serão 40 selecionados:

• 20 para os palcos do Coreto e Teatro, com cachês de R$ 8 mil para cada um;
  • 10 para o Palco da Matriz, os quais receberão, cada um, R$ 10 mil;
  • Ainda serão selecionados quatro DJs, com pagamento individual de R$ 7 mil
  • e seis artistas para o Palco Beira Rio, que serão contemplados com cachês de R$ 20 mil cada um.

Canto da Primavera

Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), e correalizado pela Universidade Federal de Goiás, por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE), o evento conta, em 2024, com um investimento de R$ 3,3 milhões e uma extensa programação totalmente gratuita. Dentre os parceiros do evento estão:

• a Prefeitura de Pirenópolis,
  • a Secretaria de Estado da Retomada,
  • o Goiás Social
  • e o Sesc Goiás.

Nesta edição, além de 55 artistas regionais e locais, sobem ao palco as atrações nacionais viabilizadas por meio da parceria com o Sesc Goiás:

• Maria Gadú, na sexta-feira (06/09),
  • Marcelo Falcão, no sábado (07/09),
  • e Toni Garrido, no domingo (08/09).

O festival, que é considerado a maior vitrine da música goiana, contará, ainda, com oficinas e um estúdio de gravação profissional gratuito para que novos artistas gravem músicas autorais com captação, edição, mixagem e masterização, por meio de seleção via edital.

Cine Cultura encerra julho com programação especial para todos os públicos

Jovens do Socioeducativo realizam visita cultural em Brasília

Cultura tem programação especial nas férias de julho