Caiado defende autonomia dos estados na segurança pública

Caiado concede entrevista à Rádio Bandeirantes e à BandNews TV: “Se quer conversar sobre segurança pública, converse com quem não fica na teoria” (Fotos: Rômullo Carvalho)

O governador Ronaldo Caiado concedeu, nesta segunda-feira (29/07), entrevista ao Jornal Gente, das emissoras paulistas Rádio Bandeirantes e da BandNews TV. Durante o programa, ele explicou as principais medidas que levaram Goiás a atingir quedas expressivas nos índices de criminalidade nos últimos anos e criticou a proposta do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Temos que combater o crime, não ter tutela federal”, ressaltou, defendendo a autonomia dos estados na área.

Recentemente, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, propôs a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição.

“Me estranhou a pequenez da proposta”, frisou, ao alegar que esperava ações efetivas para o controle das fronteiras, por exemplo, com investimentos em satélites e drones para operações nestas parcelas do território brasileiro.

Segurança Pública

Caiado foi convidado para a entrevista com os apresentadores Thays Freitas, Sonia Blota e Guilherme Macalossi em repercussão ao Congresso do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais (CNCG) das Polícias Militares do Brasil, realizado no último dia 25, em Goiânia (GO).

Caiado defende autonomia dos estados na segurança pública
Para governador, a segurança pública deve ficar livre de tutela federal e levar em conta o conhecimento da realidade da área. “Temos que combater o crime, não ter tutela federal” (Fotos: Rômullo Carvalho)

Na ocasião, o governador detalhou o trabalho para diminuir drasticamente as taxas de criminalidade no estado. Entre outros avanços, os homicídios dolosos caíram 57,2%; latrocínios, 84,7%; roubos de carga, 97,6%; e roubos de veículos, 93,7%; na comparação entre o primeiro semestre de 2024 e o mesmo período de 2018. Além disso, não houve nenhuma ação de “novo cangaço”.

Para o governador, a segurança pública deve ficar livre de tutela federal e levar em conta o conhecimento da realidade da área.

“Se quer conversar sobre segurança pública, converse com quem não fica na teoria. Converse com quem na prática pode mostrar experiência”, argumentou.

Caiado sugeriu a construção um sistema nacional que desafogue pontos críticos no combate aos “crimes federais” e que hoje são quase que integralmente assumidos pelos estados, como lavagem de dinheiro, contrabando de armas e drogas.

O chefe do Executivo de Goiás comparou as contrapartidas financeiras de cada ente na área. Em Goiás, citou ele, o governo do estado investiu cerca de R$ 17 bilhões entre 2019 e 2023. No mesmo período, a União destinou apenas R$ 970 milhões ao estado.

Para o governador, o debate sobre o assunto requer seriedade para “resgatar aquilo que a sociedade demanda”. “75% da população hoje está preocupada com a violência que toma conta do país”, lembrou.

Saiba mais

Comandantes das PMs de todo Brasil conhecem resultados da Segurança Pública de Goiás

Governador reforça indicadores positivos da Segurança Pública no estado

Caiado: “saúde, educação e segurança de qualidade garantem novos investimentos para Goiás”