Balanço Cidadão: população pode acessar prestação de contas do governo

Economia apresenta o Balanço Cidadão (Foto: Denis Marlon)

A Secretaria da Economia lançou a 2ª edição do Balanço Cidadão de Goiás, documento digital que apresenta de forma resumida e de fácil entendimento para a população as principais informações da prestação de contas do Governo de Goiás do ano de 2023 e as realizações alcançadas com os recursos arrecadados.

Acesse o informativo aqui.

O secretário da Economia, Sérvulo Nogueira, destaca a importância de tornar acessíveis para a sociedade todas as entregas e serviços realizados pelo governo.

“O objetivo do governo é mostrar aos contribuintes o resultado de suas contribuições, detalhando as principais áreas beneficiadas como educação, saúde, segurança e programas sociais”, ressaltou Sérvulo.

O subsecretário do Tesouro Estadual, Wederson Xavier, enfatiza que o Balanço Cidadão está alinhado com as melhores práticas internacionais.

“O conceito de bom governo norteado pela ética, pela transparência e pela eficiência, permite que se construa uma sociedade mais justa, mais igualitária. O Balanço Cidadão se insere nessa vertente, na medida em que a população passa a entender as contas públicas e participar da vida política”, pontuou.

Balanço Cidadão

As informações do Balanço Cidadão são retiradas do Balanço Geral do Estado e dos Relatórios da Controladoria-Geral do Estado. O superintendente Central de Contabilidade, Ricardo Rezende, explica que são documentos que têm todo um rigor técnico para serem entregues ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Assembleia Legislativa, em cumprimento a dever constitucional.

“O grande desafio é pegar um compilado de mais de três mil páginas de prestação de contas e transformar num balanço de 40 páginas e com uma linguagem simples e acessível a todos para que consigam compreender para acompanhar as ações do governo e exercerem seu controle social”, ressaltou Ricardo Rezende.

Ao reconhecer o esforço da Central de Contabilidade na elaboração do informativo, Sérvulo Nogueira enfatizou a importância da eficiência e da correta aplicação dos recursos. Ele destacou que “é igualmente crucial comunicar esses resultados de maneira clara e acessível, para que a sociedade compreenda e perceba que o governo está trabalhando em benefício da população”.

Para o presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC), Henrique Ricardo, “com o Balanço, o governo de Goiás está provando que há uma possibilidade de fazer, trazer suas informações através de uma transparência e com linguagem coloquial e lúdica a toda população”.

Conteúdo

O Balanço possui 40 páginas distribuídas por capítulos, os primeiros destinados ao perfil socioeconômico de Goiás. Números do Orçamento Estadual, principais entregas das áreas como saúde, educação, segurança pública, assistência social, habitação e infraestrutura.

O informativo já pode ser acessado na página da Secretaria da Economia.

O material mostra que o Estado continua reduzindo os índices de criminalidade e fortalecendo os programas de proteção à mulher e avançando nos programas de regionalização da saúde e nas obras do Hospital do Câncer Cora, além de investimentos em programas sociais.

Algumas premiações também são citadas no balanço, como o prêmio de 1º lugar e NOTA A no ranking da Secretaria do Tesouro Nacional pela qualidade das informações contábeis e fiscais, e o Prêmio Destaque Crescimento’ no Ranking de Competitividade dos Estados 2023, com Goiás despontando também em 1º lugar em Potencial de Mercado.