Caiado destaca “prática da boa política” durante posse de nova diretoria da FGM
O governador Ronaldo Caiado participou, nesta terça-feira (1º/06), da solenidade virtual de posse da nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM). A cerimônia marcou a transição de mandato do então presidente José de Sousa Cunha, ex-prefeito de Porteirão, para Haroldo Naves, prefeito de Campos Verdes e também vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Caiado classificou a sua relação com a entidade como republicana, de apoio mútuo e “mãos estendidas”. “Isso foi essencial para encarar os principais desafios até aqui enquanto governador, como a tomada de decisões em relação à pandemia de Covid-19”, afirmou. “Em toda essa trajetória, a FGM jamais deixou de contribuir para montarmos protocolos conjuntos e regionalizar o atendimento em saúde”, frisou.
O exemplo se estende às demais áreas de governo, como segurança pública, assistência social, educação, habitação e infraestrutura. “As ações são em parceria total com os prefeitos e prefeitas. Não existe gestão que avance sem o compartilhamento de responsabilidades e decisões com os municípios”, pontuou Caiado.
“É por isso que sabemos praticar a boa política. Respeitamos a decisão das urnas. Como governo, temos a responsabilidade de melhorar a vida de cada cidadão dos 246 municípios do Estado”, afirma o governador.
O novo presidente da FGM, eleito para o biênio 2021-2023, endossou a fala do governador e ressaltou sua seriedade como uma base de sustentação para as prefeituras. “Caiado cumpre rigorosamente as transferências constitucionais aos prefeitos, o que não acontecia no passado. Seu governo é transparente e fortalece cada município do Estado”, assegurou. Naves ainda se comprometeu em fortalecer a parceria perante os novos desafios de Goiás, a exemplo do processo de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). “Estaremos juntos”, pontuou.
Haroldo, que assume a presidência da entidade pela terceira vez, agradeceu o trabalho desempenhado por seu antecessor. Em discurso de despedida, Cunha também voltou as atenções para a importância do canal direto com o Palácio das Esmeraldas, estabelecido por Caiado. “Tivemos uma relação muito harmoniosa, cordial, respeitosa, democrática e republicana”, elencou o ex-presidente da FGM.
Também presente ao evento on-line, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira, cumprimentou os prefeitos que protagonizaram a transmissão de cargo e estendeu seu apoio: “O Estado se compõe de cidades. E nós, como gestores ou pessoas à frente do poder, precisamos voltar os olhos para questões dos municípios”.
Já o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim de Castro, agradeceu o recente posicionamento da FGM em meio ao impasse que prevê a extinção do órgão. “A federação tem sido grande parceira e reconhece o papel do Tribunal. Isso nos deixou seguros de que devemos seguir em frente”, disse. Ele ainda fez referência à conduta administrativa e política de Caiado. “Dignifica o mandato que está exercendo”, salientou.
Junto com Naves, assumem a gestão os prefeitos Paulo Vitor Avelar (Jaraguá), primeiro-vice-presidente, Fabiano Capuzzo (Campestre de Goiás), segundo-vice-presidente, Frederico Vidigal (Rialma), presidente do Conselho Deliberativo; Carlinhos do Mangão (Novo Gama), vice-presidente do Conselho Deliberativo, João Alberto (Santa Helena), diretor administrativo, José William (Panamá), diretor administrativo substituto, Siron Queiroz (Turvelândia), diretor financeiro, Kelton Pinheiro (Bonfinópolis), diretor administrativo substituto e Eldecírio Silva (São Luís de Montes Belos), diretor de gestão pública.
A diretoria conta ainda com prefeitos e prefeitas nos conselhos Deliberativo, Fiscal, Político e nas coordenações setoriais, totalizando 65 gestores. A cerimônia on-line de posse foi acompanhada por diversas autoridades, entre elas prefeitos, prefeitas e lideranças regionais.