Seds promove 1º Fórum Estadual de Políticas para Mulheres em Goiás

1º Fórum Estadual de Políticas para Mulheres do Estado de Goiás celebrou os 18 anos da Lei Maria da Penha e teve como tema o enfrentamento de desafios na construção de políticas públicas para as mulheres (Foto: Seds-GO)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu, nesta quarta-feira (07/08), o 1º Fórum Estadual de Políticas para Mulheres do Estado de Goiás. O evento, realizado no espaço HUB Goiás, celebrou os 18 anos da Lei Maria da Penha e teve como tema o enfrentamento de desafios na construção de políticas públicas para as mulheres.

O evento contou com a participação do secretário Wellington Matos, além de representantes de diversos municípios e entidades que atuam na luta pelo fim da violência contra a mulher. Entre eles, a presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Rosi Guimarães, a defensora pública Ludmilla Mendonça, a promotora Emiliana Rezende, e a desembargadora Sandra Teodoro Reis.

A iniciativa faz parte do Protocolo Todos Por Elas, programa do Goiás Social que visa a garantia dos direitos, proteção e segurança das cidadãs goianas. O fórum debateu a criação e implementação de medidas que abordam os desafios e perspectivas da mulher em todos os espaços da sociedade. Além disso, o fórum é formado a partir da necessidade de enfrentar e superar as diferenças de gênero.

Matos destacou as ações da Seds em prol das mulheres, como o programa Goiás Por Elas, que oferece transferência de renda e oportunidades de qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo sua autonomia financeira e social. Assim como a divulgação do protocolo em eventos, terminais de ônibus, bares e restaurantes, orientando a população com os meios de denúncia em quaisquer casos de violência contra a mulher.

De acordo com Matos, o estado tem trabalhado efetivamente para erradicar a violência contra a mulher, contando com o apoio das forças de segurança.

“Nossa proposta é mobilizar os parceiros para ações mais específicas e chegar em todos os municípios. Aqui em Goiás, temos observado redução em diversos indicadores. O feminicídio caiu 31% e os estupros 9%, no primeiro semestre de 2024. Precisamos zerar essa estatística”, ressaltou.

Programas sociais do governo dão prioridade a mulheres vítimas de violência

Estado oferece suporte a mulheres vítimas de violência doméstica

Seds reforça combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Seds capacita para implantação do Família Acolhedora