Escolas participam de projetos de meio ambiente e sustentabilidade

Parceria que viabilizará projetos foi oficializada durante reunião, nesta terça-feira (13/08), entre Seduc-GO, BRK Ambiental e Coordenadorias de Educação de Aparecida de Goiânia e Trindade (Foto: Solimar de Oliveira)

Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) e a BRK Ambiental está levando projetos de meio ambiente e sustentabilidade para as unidades escolares da rede pública estadual dos municípios de Aparecida de Goiânia e Trindade.

A parceria foi oficializada nesta terça-feira (13/08) com as presenças da secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli; do superintendente de Atenção Especializada da Seduc, Rupert Nickerson Sobrinho; das coordenadoras regionais de Educação de Aparecida de Goiânia e Trindade, Núbia Gomes de Brito Farias e Celma Maria Aguiar de Souza; além da gerente de Responsabilidade Social da BRK Ambiental, Renata Danzi.

Na Seduc, os projetos serão coordenados pela Superintendência de Atenção Especializada e pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Formação dos Profissionais da Educação (Cepfor).

Formação de professores

O projeto Formando Formadores tem como público-alvo os professores das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do município de Aparecida de Goiânia.

Os profissionais passarão por uma formação com foco em temas transversais como meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e saúde. Serão formadas quatro turmas com até 30 participantes cada uma.

Gincana on-line

Outra ação a ser desenvolvida é o projeto Socioambiental Desafio, que tem como objetivo sensibilizar os estudantes do Ensino Médio acerca da temática ambiental nesses mesmos municípios.

Também será realizada uma gincana on-line entre as escolas inscritas com rodadas de perguntas sobre temas como sustentabilidade, saúde, saneamento, meio ambiente e atitude cidadã, valendo premiação.

O terceiro projeto, Do Lixo ao Luxo, será desenvolvido na Regional de Aparecida de Goiânia. A proposta é conscientizar os estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre a importância da reciclagem do lixo.

Dentro dessa ação será estimulada a troca de experiências entre os alunos e as cooperativas que trabalham com reciclagem no município. A culminância do projeto será um festival para estimular o reaproveitamento de diferentes tipos de materiais.

Temática ambiental

O superintendente de Atenção Especializada da Seduc/GO, Rupert Nickerson Sobrinho, destaca que as ações dos projetos são fundamentais para incentivar o debate e a reflexão sobre as questões ambientais no ambiente escolar.

“É um projeto-piloto que se der certo, futuramente poderá ser ampliado para outras instituições de ensino”.

Plataforma Ser Goiás alcança todos os estudantes da rede estadual

Educação pública de Goiás tem a quarta colocação nacional