Governo de Goiás leva Atenção à Saúde da Mulher a Barro Alto

Aposentada Maria Evangelista, 76 anos, recebe flor e presente, após ser atendida na Carreta da Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e Mamografia da Policlínica de Goianésia (Foto: Hélmiton Prateado)

A unidade móvel de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama da Policlínica de Goianésia estará durante toda esta semana na cidade de Barro Alto, região do Vale do São Patrício. De acordo com a secretária municipal de saúde de Barro Alto, Adriana Pires da Silveira, o objetivo é atender 150 pacientes para exames de papanicolau e mamografia até a sexta-feira, 12.

“A carreta da prevenção ficará em Barro Alto atendendo mulheres da cidade, além dos municípios de Vila Propício e Santa Rita do Novo Destino. Os atendimentos foram previamente marcados pela Regulação da Secretaria Estadual de Saúde e deverá reduzir a demanda por esses exames na região”, explica.

Para a secretária, a oportunidade de realizar exames de alto custo, como mamografia, na própria cidade é um fato marcante para as mulheres do município. “Principalmente por ser nesse dia 8, o Dia Internacional da Mulher, prestarmos uma atenção assim às mulheres é um avanço significativo que o Governo de Goiás garante. Antes era difícil agendar um exame assim para outras cidades maiores, como Anápolis e Goiânia, e agora as pessoas são atendidas aqui mesmo. É muito bom.”

A aposentada Maria de Oliveira Gomes Evangelista da Silva, 76 anos e mãe de 14 filhos, conseguiu ser atendida rapidamente, após ter seus exames agendados. Ela conta que fez um exame de mamografia uma única vez durante sua vida e que já havia pensado que seria necessário pagar para ser atendida. “Eu senti umas dores diferentes no seio, no ano passado, e sabia que precisava fazer uma mamografia. Estava preocupada e achando que teria que pagar. Agora é muito fácil pra gente fazer aqui mesmo, e de graça”, comemora.

A Carreta da Prevenção é baseada na Policlínica de Goianésia e vai circular por municípios dessa regional de saúde prestando assistência. Coordenadora-geral da Policlínica, a enfermeira Deise Bosso diz que a meta é atingir o máximo possível de mulheres. “Vamos levar exames e assistência integral à mulher aonde nossa ação se faça necessária, com um tratamento humanizado e a excelência que a saúde de Goiás precisa”, garante.