Produção de arroz em Goiás cresce 17,7%
A produção de arroz em Goiás deve ter um aumento de 17,7% em relação a 2023, conforme aponta a estimativa de julho do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última terça-feira (13/08). O crescimento é superior ao observado no território nacional (1,9%).
A publicação indica ainda que o estado deve se consolidar como o terceiro maior produtor de feijão do país, com 11,1% de participação na produção nacional. Na projeção da safra de cereais, leguminosas e oleaginosas como um todo, a produção goiana deve ultrapassar 31,4 milhões de toneladas, colocando o estado no quarto lugar do ranking nacional, com 10,5% do total produzido no país.
Em relação à safra de 2023, a produção estadual deve ter uma queda de 4,5%, ocasionada principalmente pelos problemas climáticos. A diminuição, no entanto, ainda fica abaixo da observada em nível nacional (-5,5%).
Avaliando os resultados, o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, destaca a importância dos investimentos em infraestrutura, tecnologia e assistência técnica voltados para o fortalecimento do agronegócio no estado.
“Goiás está enfrentando as consequências dos desafios climáticos de 2023 e 2024, com a produtividade afetada pela falta de chuvas e pelas altas temperaturas, mas graças à resiliência e à capacidade de adaptação do nosso setor produtivo, conseguimos garantir resultados acima da média nacional”, afirma.
Já entre as grandes regiões, o Centro-Oeste é responsável por quase metade do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas no país, com 144,5 milhões de toneladas (48,5%).
Sobre o LSPA
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa mensal realizada pelo IBGE que tem como objetivo acompanhar o desempenho das principais culturas agrícolas do país, fornecendo informações estratégicas para o planejamento e tomada de decisões do setor produtivo e do governo. O levantamento abrange as áreas de produção, rendimento médio e produção total das culturas.
Saiba mais
Em Portugal, Caiado discute papel do agronegócio na economia global
Drones aprimoram serviço da defesa agropecuária em Goiás
Agrodefesa debate logística reversa de embalagens de agrotóxicos em Goiás
Goiás aprimora defesa agropecuária com uso de drones
Agronegócio goiano emprega mais de 1 milhão de pessoas em 2023
Ouça a matéria
IBGE prevê safra de mais de 31 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas em Goiás
Download