Goinfra retoma obras na GO-132, entre Niquelândia e Colinas do Sul

Obras na GO-132 foram retomadas com serviços de terraplenagem nos quase 14 quilômetros não pavimentados (Foto: Júlia Castro e Silvano Vital / Goinfra)

A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) retomou as obras de pavimentação da GO-132, entre Niquelândia e Colinas do Sul. Após rescisão unilateral com a antiga contratada, a autarquia convocou as demais participantes do certame para dar continuidade ao empreendimento tão aguardado.

Inicialmente, foram retomadas as obras e serviços de terraplenagem nos quase 14 quilômetros não pavimentados da rodovia, englobando a execução de cortes e aterros nos pontos necessários.

Com a conclusão desses trabalhos, será realizada a aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD) e do Microrrevestimento Asfáltico, além da implantação da sinalização horizontal e vertical.

As equipes da Goinfra também vão realizar a aplicação de Microrrevestimento Asfáltico nos 9,5 quilômetros já pavimentados anteriormente. Com isso, o empreendimento, que recebe mais de R$ 24 milhões de investimentos oriundos do tesouro estadual, entregará cerca de 23 quilômetros pavimentados, garantindo mais conforto e segurança aos usuários da GO-132.

GO-132

Uma série de esforços foi empregada para que os trabalhos fossem retomados e a contratada iniciasse com força total, para que no período chuvoso o empreendimento estivesse adiantado.

O foco da Goinfra é atuar em etapas cruciais das obras antes do período chuvoso, para que os motoristas tenham uma nova e melhor realidade até que o empreendimento seja concluído. Objetivo é fornecer mais segurança e conforto aos goianos.

Tecnologia

Já está em uso pela pasta o Intelligent Pavement Assessment Vehicle (iPAVe), uma ferramenta australiana que permite a avaliação estrutural e funcional do pavimento em mais de 12 mil quilômetros de vias pavimentadas em Goiás.

O iPAVe realiza levantamentos em velocidade de tráfego, minimizando, desta forma, o uso dos equipamentos tradicionais estacionários ou de baixa velocidade, aumentando a produtividade e diminuindo os riscos de acidentes no momento da verificação.

A ferramenta compõe o Sistema de Gerência de Pavimentos – SGP, que irá contribuir diretamente com o desenvolvimento de políticas públicas em infraestrutura.