Equidade racial é destaque na formação profissional da Educação

Simpósio sobre gestão escolar evidencia a importância da promoção da equidade racial no ambiente escolar (Foto: Seduc)

Gestores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública estadual participam do Simpósio Gestão Escolar para Equidade Racial, realizado pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Educação de Goiás (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco.

Nesta quinta-feira (22) participam do simpósio os educadores da rede estadual de Aparecida de Goiânia. Na quarta-feira (21), o evento teve a presença dos profissionais das escolas públicas estaduais de Goiânia.

A ação faz parte das estratégias de fortalecimento da gestão escolar, com o objetivo de ampliar, através de formações presenciais e on-line, o repertório dos profissionais da Educação estadual sobre as questões relativas ao racismo, seu combate e à promoção da equidade racial nas escolas.

Equidade

De acordo com o superintendente-executivo do Unibanco, Ricardo Henriques, a parceria fortalece os esforços na superação de desafios como os relativos às questões raciais.

“A parceria entre a Secretaria da Educação e a instituição parte de um enorme desafio dentro da escola pública de Goiás, e do Brasil como um todo, em enfrentar a desigualdade estrutural que exclui uma parte significativa dos negros ao acesso à Educação Básica de qualidade”, afirmou o representante do Unibanco.

A secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em nome do governador Ronaldo Caiado, saudou os profissionais durante o encontro, reforçando a importância do tema para a construção de uma sociedade mais justa.

“Vocês foram escolhidos para serem pessoas que vão ajudar a construir uma sociedade mais respeitosa, que não mata uma pessoa pela cor da pele, pela orientação sexual ou pela condição socioeconômica dela”.

Além da formação, na Seduc, em Goiânia, os profissionais da rede pública estadual também receberão um guia sobre equidade racial, com sugestões de 39 práticas pedagógicas testadas e que poderão ser colocadas em prática no cotidiano das escolas goianas.