Divulgado calendário da 3ª edição da Copa Quilombola

Equipe do Vão do Moleque, de Cavalcante, conquistou o último título do torneio masculino (Foto: Seel)

A primeira fase da 3ª edição da Copa Quilombola será de 6 a 8 de setembro e terá quatro etapas regionais simultâneas nas cidades de Piracanjuba, Posse, Niquelândia e Cavalcante. O calendário da competição foi divulgado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

As duas equipes melhores colocadas em cada fase regional, no masculino e no feminino, garantem classificação para a grande final, em Goiânia, de 20 a 22 de setembro.

Podem participar da competição moradores das 58 comunidades remanescentes de quilombos goianos reconhecidas pela Fundação Palmares. A comunidade interessada deve realizar a inscrição de uma equipe masculina e uma feminina, com até 22 jogadores e 3 integrantes da comissão técnica.

Copa Quilombola

O torneio tem como objetivo promover a inclusão dos povos mais tradicionais do nosso estado, valorizando sua história e cultura, para que se sintam representados. A primeira edição foi em 2022 e, desde então, cresce a participação de equipes masculinas e femininas em seus jogos.

Neste ano, a expectativa dos organizadores é receber cerca de 2 mil participantes e quase 60 times inscritos.

A Seel e o Goiás Social oferecem suporte logístico para as equipes participantes, entregando kits que incluem materiais esportivos como bolas, uniformes completos, cronômetros, apitos, entre outros materiais; além de estrutura para alojamento, refeitório para alimentação e transporte das delegações da sua comunidade até a cidade onde será a sua etapa.

Ouça a matéria

Estado divulga calendário da Copa Quilombola