SIC marca presença na Ficomex 2024

Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia (Foto: Divulgação Ficomex)

A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) de Goiás terá destaque na primeira edição da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), de 27 a 29 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia, das 9 às 20 horas.

O evento se consolida como o maior do setor de comércio exterior no Brasil, reunindo dezenas de embaixadas, câmaras de comércio exterior, empresas brasileiras e estrangeiras, instituições de ensino superior e governos estaduais, proporcionando uma plataforma de networking e negócios de grande impacto para o empreendedorismo no estado.

“A participação da SIC na Ficomex reafirma o compromisso do Governo de Goiás com o fortalecimento da economia estadual, por meio da promoção de iniciativas que estimulam a inovação, a competitividade e a inserção das empresas goianas no mercado global”, salienta o titular da secretaria, Joel de Sant’Anna Braga Filho, que ministrará palestra na conferência durante o painel “Mineração em Goiás: Perspectivas e Investimentos”, no dia 29/08.

A secretaria ainda vai atuar na organização de três workshops, que serão realizados também no dia 29 de agosto, voltados para os temas têxtil e moda, das 9 às 12 horas; mineração; e serviços, ambos das 14 às 17 horas.

Fomento

Empenhada em promover o desenvolvimento econômico e a internacionalização das empresas goianas, a SIC estará presente em três estandes ao longo da feira. No do Governo de Goiás, duas marcas do ramo alimentício que pretendem expandir suas atividades no mercado internacional terão a oportunidade de expor seus produtos ao público.

A SIC também contará com dois estandes próprios. O primeiro deles será dedicado à apresentação de informações sobre os principais programas da secretaria, como o Cinturão da Moda, que visa fortalecer a cadeia produtiva do vestuário em Goiás; a mineração, com foco nas oportunidades e desafios do setor no estado; o Peiex, que é o Programa de Qualificação para Exportação, promovendo a capacitação de empresas goianas para o comércio exterior; e o Comex, que abrange diversas iniciativas voltadas à internacionalização.

O segundo estande será inteiramente voltado para a mineração, com um destaque especial para o cluster de joias, em que artesãos dos municípios de Campos Verdes, Cristalina e Pirenópolis terão a oportunidade de expor e comercializar suas peças.

Essa iniciativa reflete o compromisso da SIC em fomentar a economia criativa e valorizar o trabalho artesanal do estado, colocando-o em evidência no cenário internacional e também promovendo a verticalização da cadeia produtiva.

“Um dos objetivos do cluster de joias é justamente a troca de experiência e abertura de novos mercados, com a Ficomex sendo uma excelente oportunidade para que outras pessoas conheçam a qualidade do artesanato e das joias goianas, frutos da riqueza mineral em Goiás”, reitera a gerente de Projetos Estratégicos do Setor Produtivo, Lívia Parreira.

Ficomex

Data: 27, 28 e 29 de agosto de 2024
Local: Pavilhões Azul, Verde, Salas 01 a 12 e Teatro Rio Vermelho

Agro goiano terá destaque na pauta de debates da Ficomex 2024