Programas sociais do governo focam no cuidado da primeira infância

Para fazer parte doMães de Goiás, a mãe deve manter o CadÚnico atualizado (Foto: Secom)

A primeira infância é considerada a fase de desenvolvimento mais importante para a formação de adultos saudáveis. Nessa perspectiva, o Governo de Goiás articula políticas públicas para que famílias em situação de vulnerabilidade possam estar amparadas neste momento sensível da vida.

Os programas Mães de Goiás, com transferência de renda no valor de R$ 250 mensais, e o Criança Feliz, do governo federal, responsável por orientar e auxiliar as crianças no seu desenvolvimento, fazem parte das ações que alcançam as famílias goianas.

Durante o mês de agosto, as equipes da Gerência de Proteção Social Básica visitaram as cidades de Acreúna, Águas Lindas de Goiás, Caturaí e Santa Barbara para monitorar famílias assistidas pelos dois programas.

A coordenadora estadual do programa Criança Feliz, Erica Soares, explica como o programa auxiliado pelo Mães de Goiás pode ajudar a romper o ciclo da pobreza, já que a primeira infância é uma fase da vida primordial para o desenvolvimento humano.

“Nas visitas, realizamos atividades e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento infantil e criam um vínculo afetivo entre a criança e a família.” diz.

Leizia Alves, moradora de Águas Lindas de Goiás, participa de ambos os programas e rrecebeu apoio durante suas duas gestações. Ela relata que o apoio dos programas sociais foi de extrema ajuda no desenvolvimento dos seus filhos. E ressalta a importância do Mães de Goiás.

“Eu compro frutas, verduras e medicamentos quando necessário. Então, o Mães de Goiás é maravilhoso para minha família, é um complemento da minha renda que utilizo com as crianças.” afirma.

Claudiane Santos, que participa pela terceira vez do programa Criança Feliz e é beneficiária do Mães de Goiás, conta que sempre teve uma experiência muito boa e que os programas são de grande ajuda em sua família.

“Sou mãe de três filhos e participo do programa Criança Feliz pela terceira vez. Por meio das visitas, estou conseguindo melhorar o desenvolvimento dos meus filhos. O Mães de Goiás também veio numa hora boa, eu compro leite, fralda, alimentos para os meus filhos”, conta.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças até seis anos ofereçam aos pequenos ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

São realizados acompanhamentos com as crianças para proporcionar o pleno desenvolvimento delas. Além disso, o programa também acompanha gestantes. Atualmente, o Criança Feliz está presente em 119 munícipios goianos.

Mães de Goiás

O Mães de Goiás é um benefício do Goiás Social que busca garantir segurança alimentar, fomentar renda, oferecer melhor qualidade de vida e assegurar a permanência dos filhos na escola às famílias com filhos de até seis anos de idade, por meio do auxílio de R$ 250 mensais.

Para fazer parte do programa, a mãe deve manter o CadÚnico atualizado, ter crianças de 0 a 6 anos e a renda por pessoa não ultrapassar 109 reais.