Hospital de Formosa realiza mais de 18 mil atendimentos no 1º semestre

Equipe realiza mais de 2 mil consultas ambulatoriais ao mês, acompanhamento pré e pós-operatório de pacientes cirúrgicos (Foto: Braz da Silva/IMED e Marco Monteiro)

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade de saúde do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, registrou mais de 18 mil atendimentos ambulatoriais, de janeiro a julho de 2024. Uma média de 2 mil por mês.

O aumento foi de 23%, em comparação com o mesmo período de 2023, quando foram realizados 14.608 atendimentos. Em relação às cirurgias, neste primeiro semestre, foram feitas mais de 2 mil, tanto eletivas quanto de urgência e emergência.

O serviço ambulatorial do HEF conta com diversas especialidades, como ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia e vascular. A unidade também realiza exames como eletrocardiograma, ecodoppler (venoso e arterial) e ultrassonografias.

Ambulatório do Hospital de Formosa

O ambulatório do HEF atende pacientes por meio do sistema de regulação. Após a consulta na Unidade Básica de Saúde, o médico encaminha o paciente para avaliação especializada e, depois, para a regulação. Teresa Pereira de Oliveira é uma das pacientes que passou por atendimento no ambulatório antes de realizar a cirurgia no HEF.

“Vou retornar à minha cidade muito agradecida e segura para realizar a cirurgia. Amei todo o tratamento que recebi e estou maravilhada com a educação e simpatia de todos no hospital. A cardiologista foi excelente, assim como atendentes do ambulatório e da recepção, a equipe do raio-X, todos são ótimos, educados e compreensivos. Estou feliz e tranquila por saber que vou ser operada em um hospital bom”, relata a paciente.

Os pacientes recebem acompanhamento completo no UEF, incluindo informações detalhadas sobre exames e documentos pré-operatórios, além de orientações de todo o preparo necessário antes da cirurgia.

No pós-operatório, a equipe monitora a recuperação para garantir que os pacientes se recuperem de forma adequada. Esse acompanhamento é essencial para observar o progresso, prevenir complicações e apoiar uma recuperação eficiente.

Para Nathasha Farias, enfermeira ambulatorial do HEF, garantir um acompanhamento completo, proporcionando segurança e informações essenciais no pré e pós-operatório, é fundamental para que o paciente se sinta seguro.

“No ambulatório do HEF, oferecemos informações e orientações para que o paciente enfrente o procedimento com tranquilidade. Após a cirurgia, continuamos com cuidados e orientações para assegurar que o paciente esteja bem-informado e seguro em todas as etapas. Nosso objetivo é ajudar na recuperação rápida e no bem-estar dos pacientes”, conclui Nathasha.

Saiba mais

Hospital de Formosa registra cinco captações de órgãos neste ano