Setembro Amarelo: HGG intensifica ações voltadas à saúde mental

Além de atividades lúdicas, o hospital promoverá, ao longo de todo o mês, várias atividades que reforçam o cuidado com a saúde mental (Foto: Idtech)

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG intensificará as ações de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio. A aberta oficial da campanha no hospital será realizada nesta sexta-feira (06/09), às 10 horas, com uma oficina de girassóis para os colaboradores da unidade.

Além de atividades lúdicas, o hospital promoverá, ao longo de todo o mês, várias atividades que reforçam o cuidado com a saúde mental.

Estão sendo realizadas palestras itinerantes, que visitarão todos os setores do hospital; rodas de bate-papo para suporte emocional aos colaboradores; palestras informativas para pacientes e acompanhantes; e celebrações religiosas. Todas as atividades serão ministradas por psicólogos que atuam no HGG.

O psicólogo Dimilson Bezerra, da ala de Cuidados Paliativos, reforça que o HGG realiza, durante todo o ano, ações de acolhimento para pacientes e colaboradores. Segundo ele, saúde mental em ambientes de trabalho, principalmente em hospitais, devem receber uma atenção especial.

“O ambiente hospitalar é um local de muita pressão, já que estamos lidando com vidas e sofrimento. Além disso, muitos dos trabalhadores da saúde enfrentam longas jornadas de trabalho, o que leva ao esgotamento mental, um problema que pode levar ao desenvolvimento de transtornos, incluindo a depressão, ansiedade e, em casos extremos, ao suicídio. Nosso objetivo com este Setembro Amarelo é o de oferecer uma ajuda e todos nós precisamos deste carinho”, afirmou.

A psicóloga Mariana Leles acrescenta que o intuito é propor uma reflexão um pouco mais profunda do que as discussões mais óbvias sobre prevenção ao suicídio.

“A gente quer que o público, seja paciente ou colaborador, se coloque em primeiro lugar a ponto de observar as próprias ações e não negligenciar sinais iniciais de sofrimento. Entre os profissionais de saúde, existe uma tendência em colocar o outro como uma prioridade. Eles puxam isso também para a vida pessoal, tendo dificuldade de identificar coisas que aos olhos externos podem ser sinais clássicos de adoecimento emocional, mas que eles próprios não conseguem identificar. Nosso objetivo é sensibilizá-los e acolhê-los”, disse.

Saúde Mental no Trabalho

Estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde – OMS sobre saúde mental traz que, em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar as subnotificações. O número no Brasil chega aproximadamente a 14 mil casos por ano, ou seja, a cada dia, em média 38 pessoas tiram a própria vida.

A terceira maior causa de afastamentos por auxílio-doença acidentário, segundo dados da Previdência Social, está relacionada aos transtornos mentais..

Campanha Setembro Amarelo

Data: 06 de Setembro
Horário: 10h
Local: Jardim da Solistência – Espaço do Trabalhador do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG