Dia do Belo homenageia artista Goiandira do Couto

Dia do Belo será no casarão centenário onde a artista viveu, na Rua Joaquim Bonifácio, transformado agora em instituto cultural (Foto: Karina Carvalho)

A Banda da Polícia Militar abre na próxima quinta-feira (12/09), a primeira edição do Dia do Belo, na cidade de Goiás. O evento homenageia a artista plástica Goiandira do Couto, no dia em que ela completaria 109 anos.

Conhecida como a artista das areias da Serra Dourada, Goiandira será celebrada com uma programação especial, com diversas atrações culturais.

Dia do Belo

O Dia do Belo será no casarão centenário onde a artista viveu, na Rua Joaquim Bonifácio, transformado agora em instituto cultural em memória da pintora. Na programação consta: 9h, apresentação da Banda da Polícia Militar; 16h, exposições de fotos e ikebanas e, às 18h, sarau com música e dança. Evento é realizado pela da Associação Casa de Goiandira e o Museu da Memória de Goyaz.

A ex-vizinha e amiga Giovana Vellasco, atual proprietária do imóvel, vem transformando o casarão histórico em um espaço para celebrar e imortalizar a vida e as obras da artista, que teve participação atuante na cidade em que viveu desde os seis anos.

O casarão, fechado por anos desde a morte da artista em 22 de agosto de 2011, segue agora aberto e, em breve, passará por uma reforma.

Goiandira Ayres do Couto, vilaboense de coração, nasceu em 12 de setembro, em Catalão, e dedicou a vida às artes. Reconhecida internacionalmente pelas telas coloridas de areia, buscadas por ela na Serra Dourada, criou a técnica em 1967. Foi também uma das fundadoras da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle e da Escola Regimental da 1ª Companhia Destacada da Polícia Militar da cidade de Goiás.

Serviço:
Dia do Belo homenageia artista Goiandira do Couto
12 de setembro na cidade de Goiás
Rua Joaquim Bonifácio, número 19
Programação
9h Apresentação da Banda da Polícia Militar
16h Exposições de fotos e ikebanas
18h Sarau com música e dança