Tradições goianas são destaque em feira de Turismo Rural

Estande da Goiás Turismo apresenta atrativos turísticos e o melhor da gastronomia goiana na capital do agroturismo brasileiro (Foto: Goiás Turismo)

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) participa de uma das maiores feiras de Turismo Rural do país, a RuralturES, em Venda Nova do Imigrante, capital do agroturismo brasileiro, localizada na região serrana do Espírito Santo.

A feira é considerada um vetor de promoção e desenvolvimento de novos produtos, experiências e roteiros turísticos.

O evento, que começou nesta quinta-feira (05/09) e segue até domingo (08/09), reúne empresários, empreendedores, produtores rurais, representantes do trade turístico, gestores, entidades e pesquisadores.

Estande de Goiás

Goiás é o único estado com um estande exclusivo no evento, onde divulga as experiências e os empreendimentos do segmento. A comitiva da Goiás Turismo inclui representantes da:

  • agricultura familiar, com a cooperativa de mulheres Floryá, em Bela Vista;
  • rota da cachaça, por meio da Associação Goiana de Cachaça de Alambique (AGOPCAL);
  • produção de queijos, com a queijaria Tino Weber, em Ouro Verde;
  • produção artesanal e turismo de experiência, com o Sítio Boca do Mato, em Mambaí.

O espaço de Goiás divulga também os atrativos da única trilha de poesias do mundo, o Caminho de Cora Coralina; e a Rota dos Pireneus, de queijos e vinhos de Goiás.

Turismo Rural

Além de divulgar suas potencialidades, os participantes experimentam uma imersão no Turismo Rural da região e trocam experiências com produtores do Espírito Santo, considerado referência no Turismo Rural do Brasil.

Com isso, a Goiás Turismo fortalece o networking entre os agentes do setor, fomenta parcerias que possam gerar negócios e desenvolvimento regional, e compartilha as melhores práticas e inovações no segmento.

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a presença no evento proporciona o aumento da visibilidade de Goiás como destino turístico, destacando suas riquezas culturais, naturais e gastronômicas.

“Queremos promover nosso turismo rural, trocar experiências e melhorar os atrativos goianos para nossos visitantes. Temos um grande potencial a ser desenvolvido”, afirmou.

A promoção turística é uma das ações que a Goiás Turismo realiza para fomentar o segmento no estado. Em maio deste ano, a autarquia lançou o Programa Aconchego Rural, em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

O objetivo é divulgar e promover roteiros turísticos rurais, envolvendo programas e experiências no campo, visando o desenvolvimento da atividade no estado.