Alunos de colégio militar participam da Olimpíada Brasileira de Robótica
Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia, vão participar do nível 1 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2024, nos dias 14 e 15 de setembro, em Goiânia.
O objetivo da iniciativa é estimular o interesse para as carreiras científicas e tecnológicas, contribuir para identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Para ampliar a capacitação dos estudantes nas áreas de tecnologia e robótica, o Governo de Goiás implementou em 2023 o Programa de Robótica Educacional e Educação Tecnológica na grade curricular dos colégios militares da rede estadual de ensino.
O projeto é voltado inicialmente para as turmas matriculadas no Ensino Fundamental, mas a expectativa é ampliar até a 3° série do Ensino Médio.
Olimpíada Brasileira de Robótica
De acordo com o gerente de Políticas e Gestão dos Colégios Militares da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), capitão Marcus Vinícius Jorge Batista, participar da Olimpíada de Robótica é uma experiência ímpar na vida dos estudantes e permite que os alunos coloquem em prática o que estão aprendendo em sala de aula.
“Eventos como esse, além de todo o conhecimento adquirido, também impacta positivamente o aprendizado das aulas e o futuro dos nossas crianças e jovens”, comenta.
Nas aulas, os jovens aprendem sobre programação, criação e construção de robôs e montagem de peças. O capitão Marcus Vinícius ressalta que a educação tecnológica engloba diferentes campos do conhecimento, como ciência da computação, engenharia, design e comunicação.
“Essa é uma abordagem que estimula o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e criatividade”, avalia.
CEPMG em Crixás
Com a ajuda dos professores, os estudantes do Ensino Fundamental do CEPMG Prudêncio Ferreira de Faria, do município de Crixás, estão desenvolvendo réplicas de peças de Robótica para a criação de novos projetos.
As peças são feitas a partir de uma impressora 3D, adquirida pela unidade escolar com recursos do programa Equipar 5, disponibilizado pela Seduc.
Para o comandante-diretor da unidade escolar, Deli Gonçalves Rios, as aulas de Robótica ficaram ainda mais estimulantes com a aquisição do equipamento.
“Com o recurso do governo estadual, construímos uma impressora 3D para apoiar os alunos nas práticas das aulas de Robótica e tecnologia. Com isso, desenvolvemos um equipamento que produz peças idênticas àquelas dos kits enviados pela Seduc, ampliando, assim, a criação de novos projetos”, explica.
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