Governo entrega reconstrução de escolas no interior do estado

(Fotos: Solimar de Oliveira)

A Escola Estadual Vicença Maria de Jesus, em Itapaci, é mais uma unidade escolar de placas pré-moldadas a ser substituída por estrutura de alvenaria. O prédio antigo foi totalmente demolido, dando lugar a uma estrutura com novos espaços e quadra esportiva coberta, um sonho aguardado pela comunidade escolar há 37 anos. O investimento do Governo de Goiás na construção do novo prédio foi de R$ 1,5 milhão.

As melhorias foram entregues na última sexta-feira (06/09), pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli. “Tem escola que aguarda por uma quadra esportiva há 30, 40 anos, e nós estamos entregando agora”, afirmou a secretária.

A gestora da escola, Silvia de Cássia Barbosa Pereira, que trabalha na instituição de ensino desde 1987, afirmou que a reconstrução do prédio representa uma grande conquista para alunos e professores.

“O que havia aqui era uma estrutura era muito antiga e ultrapassada. As salas de aula eram pequenas e muito abafadas. Hoje temos aqui uma escola maravilhosa. E, além de linda, está toda equipada. Quem está na rede há mais tempo sabe que o governo estadual não tem medido esforços para nos oferecer o melhor”, comentou Silvia.

Melhorias foram entregues na última sexta-feira (06/09), pela secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli (Foto: Solimar Oliveira)

Reconstrução de escola em Nova Glória

Também na sexta-feira (06/09), foi inaugurado o novo prédio da Escola Estadual Edson Ayres Pereira, no povoado de Oriente, município de Nova Glória.

A antiga escola de placas, construída em 1985, foi totalmente demolida e reconstruída em alvenaria. Foram construídos novos blocos, passarela coberta, cozinha com refeitório, vestiários, calçadas externa, muro em alvenaria e uma quadra esportiva coberta.

Na instituição de ensino, também foram implantadas as centrais de gás e de combate e prevenção a incêndio, além de toda a parte de acessibilidade. A escola ainda ganhou dois novos espaços: o Laboratório de Ciências e a biblioteca.

O investimento feito na reconstrução foi de R$ 3 milhões.

Modulada na escola desde 1995, a gestora da unidade escolar, Leila Alves, disse que estava vivendo um dia histórico.

“Só quem está aqui há muito tempo sabe dizer da transformação que essa escola passou a partir de 2019. Hoje temos um governo com um olhar diferenciado para a educação”, destacou.

A gestora também comentou que, a partir de agora, com tantas melhorias, a instituição de ensino tem muito mais condições de avançar na aprendizagem. No último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a escola alcançou 5,65, média acima da esperada, que era de 5,48.  

“Se quando estávamos em reforma conseguimos ultrapassar a meta estipulada, imagina agora?”, comentou a gestora.

Regime de cooperação

O novo prédio da Escola Estadual Edson Ayres Pereira é compartilhado com a prefeitura. Atende alunos da rede pública estadual pela manhã e do município à tarde.

A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, reforçou mais uma vez a importância do regime de cooperação entre Estado e municípios.

“Hoje, em Goiás, não temos mais essa divisão. Nós temos Educação. Não importa se a criança está no município ou no Estado. Estamos juntos com o mesmo objetivo: que é melhorar a qualidade do ensino”.