Diversificação de culturas é um dos segredos do sucesso do agro goiano

Cultura do trigo tem registrado significativo sucesso em Goiás (Foto: Embrapa)

Um bom café coado, queijo fresco e pão quentinho formam um trio imbatível na cultura de Goiás, e cada um desses elementos tem seus ingredientes produzidos pelo agro goiano.

A safra 2024 de café arábica, por exemplo, teve um aumento de 10,3% da área plantada e de 30,6% da produção, em comparação à safra anterior, o que representa um crescimento significativo da produtividade da cultura (+18,4%).

O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende, destaca que as chuvas de março e abril se aliaram a outros fatores fundamentais para os resultados positivos.

“Enfrentamos desafios climáticos, mas a resiliência e a dedicação dos nossos agricultores possibilitaram que a cafeicultura alcançasse esse expressivo aumento na produtividade”, reitera.

Leite

A cadeia láctea, por sua vez, garantiu a industrialização de mais de 1 bilhão de litros de leite no primeiro semestre de 2024, com um aumento de 1,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além da destinação do produto para o consumo local e a produção de derivados, parte do quantitativo é destinado ainda à exportação. Nesse sentido, o desenvolvimento de medidas de apoio à cadeia produtiva do leite continua a fortalecer o setor no estado.

“O PAA Leite e a doação de sementes, iniciativas do Goiás Social, são alguns exemplos de políticas públicas que beneficiam os produtores desse item, que é importante tanto para a segurança nutricional, quanto para a economia do nosso estado”, ressalta Rezende.

Trigo

Embora as condições climáticas da região Centro-Oeste não sejam consideradas ideais para o cultivo do trigo, mais comumente associado a temperaturas amenas, essa cultura tem registrado significativo sucesso em Goiás.

“Essa expansão tem ocorrido especialmente por intermédio da pesquisa e desenvolvimento de cultivares com maior potencial de adaptação e rendimento, e da utilização de tecnologias de irrigação de ponta”, explica o secretário Pedro Leonardo.

Utilizado na produção do pão e também na alimentação animal, o grão teve uma produção de 234,6 mil toneladas na última safra em Goiás. O número representa 69,8% do quantitativo do Centro-Oeste e 2,7% da produção nacional, sendo o maior fora das regiões Sul e Sudeste.

Agro em Dados

Dados referentes a cotações, valor bruto da produção (VBP), exportações, progresso da safra e estimativas de produção, produtividade e área plantada do trigo estão disponíveis na edição de setembro do Agro em Dados.

A publicação apresenta ainda o panorama dos principais segmentos da agropecuária goiana: bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Acesse em: https://goias.gov.br/agricultura/agro-em-dados-setembro-2024/