Gracinha Caiado leva Goiás Social a Senador Canedo
A primeira-dama Gracinha Caiado abriu, na manhã deste sábado (14/09), em Senador Canedo, mais uma edição do Goiás Social, com foco na entrega de benefícios e serviços oferecidos por diversas secretarias estaduais. Entre as áreas de atendimento estão saúde, emprego, educação, lazer e social.
“Não tem programa que me emocione mais que o Goiás Social. Levamos para todas as cidades goianas e em Senador Canedo contamos com o apoio da prefeitura. Ninguém faz nada sozinho. Ver toda a estrutura de governo aqui e tantas pessoas enche meu coração de alegria. Esse é o verdadeiro atendimento. As pessoas precisam que o governo vá até elas para resolver suas situações. Com o Goiás Social, facilitamos a vida das pessoas. É isso que eu gosto de fazer”, disse Gracinha.
Durante o evento, foram distribuídos 441 cartões do programa Mães de Goiás, 169 cartões do programa Aluguel Social e 25 do Dignidade. Foram entregues também seis kits do Aprendiz do Futuro e 13 escrituras habitacionais, além da prestação de serviços como emissão de documentos, exames e consultas.
“O Goiás Social é isso: chegar com toda a estrutura do Estado para atender quem precisa”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos.
“É um evento que leva diretamente o bem-estar para as pessoas. Todos merecem esse cuidado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Rasivel dos Reis Santos Júnior.
“Este é o maior programa social do Brasil e o mais bem avaliado”, pontuou a diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado.
A jovem Thalyta Borges Ferreira recebeu das mãos de Gracinha Caiado seu cartão do Mães de Goiás. Única responsável pelo filho de apenas seis meses, ela destacou o reforço financeiro que terá com os R$ 250 mensais, repassados pela política pública do governo estadual.
“Vai me auxiliar bastante na questão da compra de alimentos e de fraldas para o bebê”, falou Thalyta.
Já Eva de Sousa Barros, de 36 anos, trabalha como doméstica e foi buscar seu benefício do Aluguel Social, que concede 18 parcelas de R$ 350 a quem é contemplado.
“Moro com quatro filhos e de aluguel há cinco anos. Pesa muito na minha renda pois ganho um salário mínimo apenas. É complicado. Esse dinheiro que entrará vai me aliviar bastante. Vou comprar mais alimentos em casa”, frisou.
A estrutura de atendimentos ficará disponível neste sábado, até as 17 horas, e no domingo (15/09), das 8 às 12 horas, na Praça Criativa Central, na Avenida Dom Emanuel, no Conjunto Uirapuru.
Outros serviços do Goiás Social
Em Senador Canedo, o Goiás Social também distribui a Carteira do Autista, o Passe Livre da Pessoa com Deficiência, o Passaporte da Pessoa Idosa, o Dignidade Menstrual e mobiliza o Protocolo Todos Por Elas. A OVG entrega a pessoas em situação de vulnerabilidade benefícios como cadeiras de rodas, fraldas geriátricas e infantis, bengalas, leite especial, colchão, enxoval, muleta e o alimento nutritivo Mix do Bem.
Além disso, o evento conta com a emissão de documentos e boletos, sendo possívepossível ainda agendar serviços e obter atendimento multifuncional pelo Vapt Vupt e emissão de carteira de identidade pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Há também orientação sobre Primeiros Socorros e inscrições para cursos do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec).
Na área da saúde, foram disponibilizados serviços de consultas oftalmológicas, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, vacinação, orientação sexual e preservativos, aferição de pressão e glicose.
Saiba mais
Mais de 60: Goiás Social inscreve para cursos gratuitos de inclusão digital
Goiás Social é o maior programa de combate à pobreza do Brasil, confirma pesquisa AtlasIntel