Capacitação fortalece Rede de Imunização em Goiás

Primeiro módulo da Oficina Seriada para Multiplicadores em Imunização reuniu 40 servidores das 18 Regionais de Saúde de Goiás (Foto: Iron Braz/Comunicação Setorial – SES-GO)

A Secretaria de Estado da Saúde dá mais um importante passo para fortalecer a imunização no estado com a realização de uma formação para capacitar trabalhadores da saúde de todo o estado. Com quatro módulos, a capacitação é para profissionais que atuam nas cerca de 900 salas de imunização espalhadas pelo território goiano.

O primeiro módulo da Oficina Seriada para Multiplicadores em Imunização reuniu 40 servidores das 18 Regionais de Saúde. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos profissionais e alinhar as ações com o Programa Imuniza Goiás, já presente em 246 municípios goianos.

As oficinas são uma parceria entre as superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa), Escola de Saúde de Goiás (Sesg), Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Módulos

O primeiro módulo começou nos dias 11 e 12 de setembro e termina dias 25 e 26 de setembro, na Faculdade de Enfermagem e Nutrição da UFG. O módulo II será realizado nos dias 1 e 2 de outubro, no mesmo local. Já o módulo III ocorre em novembro e o módulo IV, em fevereiro de 2025, ambos na sede do HUB Goiás.

A formação do módulo I possui carga horária de 32 horas e aborda módulos essenciais para a atualização dos profissionais. São estes boas práticas de vacinação, Calendário Nacional de Vacinação, imunologia aplicada à vacinação, vigilância epidemiológica de doenças e a responsabilidade dos profissionais em relação ao trabalho na sala de vacina.

Além disso, são discutidos os indicadores de cobertura vacinal, identificação de grupos de risco, investigação de surtos, atualização sobre as novas recomendações, inclusão de novas vacinas no calendário e diretrizes e estratégias do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para a melhoria da cobertura vacinal.

Formação contínua

Allessandra Santana, coordenadora de Ações em Imunizações da SES, avalia a importância da formação contínua dos profissionais.

“É preciso fortalecer as regionais de Saúde com a educação permanente dos profissionais das salas de vacina dos municípios, de extrema importância para que o processo de vacinação seja realizado de maneira correta, mitigando o risco, garantindo assim a segurança do paciente”, aponta.

Ao fortalecer a rede de imunização e integrar as ações com o Programa Imuniza Goiás, a Secretaria de Saúde demonstra seu compromisso em garantir o acesso da população à vacinação e promover a saúde pública em todo o estado.

A capacitação dos multiplicadores é fundamental para o sucesso do programa e para a proteção da população contra doenças preveníveis, como sarampo, poliomielite e outras.

Imuniza Goiás

Sistema desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da SES, o programa já chegou aos 246 municípios. A ferramenta foi criada em 2022 para facilitar a identificação de crianças não vacinadas até 2 anos, possibilitando rápida intervenção dos profissionais de saúde e contribuindo para a melhora dos índices de imunização.

“Essa iniciativa potencializa o trabalho nos municípios ao identificar crianças não vacinadas com detalhes como número de telefone, nome da criança, nome da mãe e endereço, possibilitando uma abordagem direta e eficaz. Estamos empenhados em buscar mais crianças para serem vacinadas e, como resultado, conseguimos elevar significativamente as coberturas vacinais”, explica Joice Dorneles, gerente de Imunização da SES.

Imunização em Goiás

Além do Imuniza Goiás, o Estado adota uma série de estratégias para reverter o cenário das baixas coberturas vacinais, identificado não só em Goiás, mas em todo o país. Foi lançado em 2023 o Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, batizado de Vacina Mais, Goiás, que estabelece ações voltadas para a melhoria dos índices de imunização no estado.

A iniciativa está em sintonia com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, projeto iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Goiás possui, desde 2023, uma lei que estabelece a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Vacinação no ato da matrícula escolar. O documento, instituído pela Lei nº 22.243/2023, abrange todos os estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e privada.

O Estado também atuou com a implantação das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) do Ministério da Saúde (MS), por meio da Estratégia de Microplanejamento. Por meio da iniciativa, 1.591 profissionais de saúde já foram capacitados.

Melhora nos índices

Todas essas ações melhoraram as coberturas vacinais do estado. A vacina tríplice viral, por exemplo, que estava com cobertura de 80,8% até agosto de 2023, está atualmente com índice de 83,75%. O imunizante contra a poliomielite (paralisia infantil) também passou de 73,70% para 77,31%. A vacina contra a Hepatite A, que até o primeiro semestre estava com cobertura de 69,30%, está hoje com índice de 74,31%.

Joice Dorneles lembra que, apesar da melhora, os índices ainda estão abaixo da meta preconizada pelo MS, pois a maioria das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação Infantil tem cobertura esperada de 95%.

“Precisamos reforçar as estratégias já adotadas pelos municípios para melhorar esse quadro. É necessário que as pessoas entendam a importância dos imunizantes para as crianças e toda a população e se vacine”

Por isso, segudo Joice, é imprescindível capacitar os trabalhadores das regionais que auxiliam na formação dos trabalhadores da saúde que atuam nas salas de vacinas nos municípios para que seja prestado o melhor serviço possível para a população.

Saúde reforça importância da vacinação infantil na volta às aulas

Ásia e Europa têm surto de coqueluche e vacinação deve ser reforçada

Campanha de Vacinação contra Polio termina na sexta-feira