Voluntariado da OVG é reconhecido um dos melhores do Brasil

Instituto VOL reconhece Programa de Voluntariado da OVG como um dos melhores do Brasil. Premiação será entregue no dia 24 de outubro, em São Paulo (Foto: OVG)

Com mais de 15 mil voluntários capacitados desde 2019, a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebeu o reconhecimento do Prêmio VOL 2024 como uma das entidades brasileiras com as melhores práticas de gestão do voluntariado no país.

A honraria é concedida pela VOL, uma plataforma tecnológica criada para potencializar e fornecer soluções inteligentes para o voluntariado em toda a América Latina, e será entregue durante solenidade promovida pela entidade no dia 24 de outubro, em São Paulo.

Para a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, “é gratificante saber que o voluntariado tem sido peça fundamental no trabalho social de Goiás, pois é com a ajuda de diversos voluntários que as ações e os donativos da OVG chegam a todos os 246 municípios goianos”. Ainda segundo ela, “é uma grande alegria saber que essa iniciativa do Governo de Goiás está sendo reconhecida nacionalmente”.

Voluntariado da OVG

Com as ações promovidas pela OVG desde 2019, o voluntariado chegou a todos os cantos do estado. Foram realizadas 285 ações de promoção do voluntariado e a capacitação de 15,4 mil voluntários, além de apoiar 6,3 mil entidades sociais e promover capacitação e assessoramento a 3,6 mil instituições filantrópicas.

Voluntária no Centro de Idosos Sagrada Família, unidade do Governo do Estado que atende idosos em vulnerabilidade social, Diva Pereira diz que conheceu o local como beneficiária, mas que depois fez questão de contribuir por meio do voluntariado. “A OVG mais do que me acolheu, ela me sensibilizou e despertou em mim a vontade de ajudar o próximo”, relata.

A Organização também promove, desde 2023, a Caminhada do Bem para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado. Neste ano, 1,5 mil pessoas participaram da ação, em Goiânia, e cada uma foi convidada a doar seis litros de leite longa vida no momento da inscrição. Toda a arrecadação foi destinada a 19 entidades sociais que cuidam de crianças, idosos, dependentes químicos e pessoas com deficiência e em vulnerabilidade social.

Diretora da Associação Metodista Assistencial de Educação, Aleni Ferraz disse que receber essa doação foi uma grande ajuda: “Nossa entidade conta hoje com 80 assistidos com idades entre 2 e 5 anos. Com essa ação, recebemos a doação de 80 litros de leite que complementarão o cardápio oferecido às nossas crianças. Essa ajuda é extremamente importante e fortalece de maneira significativa nosso trabalho assistencial, por isso eu faço questão de agradecer a cada voluntário da OVG”.

Voluntariado

O fortalecimento do voluntariado é um dos principais projetos da OVG e do Goiás Social. A instituição capacita pessoas interessadas em atuar na área e orienta entidades sociais que querem receber voluntários.

Na Plataforma do Voluntariado as pessoas têm acesso ao curso de formação, áreas de atuação e vagas disponíveis para quem deseja fazer o bem. A ferramenta também serve como ponte entre aqueles que querem contribuir com doações de recursos, produtos ou serviços para mudar a realidade de quem precisa de ajuda.

“Como voluntária que sou, acredito que podemos de fato construir caminhos para um futuro melhor. Agora, reconhecidos nacionalmente, tenho a certeza de que chegaremos ainda mais longe”, finaliza Gracinha Caiado.