Editais da Política Nacional Aldir Blanc têm quase 2 mil inscritos em Goiás
A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) recebeu 1.987 inscrições para os 19 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), divididos em 55 categorias artístico-culturais. A análise das propostas está em andamento pelo Conselho Estadual de Cultura, que conta com apoio de uma comissão de pareceristas credenciada via certame público.
Os projetos artísticos resultantes dos editais contribuirão para a cultura de diversos municípios goianos. As propostas que forem selecionadas pela comissão de seleção serão executadas por artistas residentes em Goiás, em suas localidades, no país e no exterior, nas mais variadas formas de expressão artística, pulverizando cultura acessível para a população goiana.
Aldir Blanc
Para a secretária da Cultura, Yara Nunes, a classe artística “abraçou” a causa da PNAB. “Os editais deram muito certo, porque tivemos muitas inscrições. Tem edital com o dobro e até o triplo de inscrições efetivadas. De 55 categorias, apenas sete não terão concorrência”, detalha a titular. “Lembrando que o recurso financeiro não utilizado em uma categoria, permanece no edital e é direcionado à outra categoria”, reforça a secretária de Cultura.
Cada um dos editais foi organizado em categorias específicas, e a competição entre os inscritos varia de acordo com o edital e o número de inscritos. Conforme cronograma, os certames de Pontos e Pontões de Cultura serão avaliados até o dia 02 de outubro, enquanto os demais editais serão avaliados até o dia 11 de outubro.
O audiovisual foi o segmento cultural com mais procura: 329 projetos inscritos, distribuídos nas quatro categorias, dos quais 51 serão selecionados. Em segundo está música, com 303 propostas, das quais 73 serão aprovadas.
Também se destaca a adesão ao Edital “Goiás mundo afora”, com 170 inscrições (27 serão selecionadas) – este certame inclui as categorias de Circulação Internacional; Residências, Intercâmbio e Co-criação; Participação em Festivais e Eventos Parceiros; Bolsa de Formação Internacional Audiovisual; e Formação Internacional.
O novo Edital “Infância e Cultura” também obteve uma ótima adesão, com 120 inscrições de projetos (15 serão selecionados), o que garantirá acesso à cultura e arte para crianças da primeira e segunda infâncias.