Detran garante direito de autista a cartão de estacionamento especial

Cartão pode ser solicitado pelo condutor autista ou o motorista do veículo que faz seu transporte (Foto: Detran-GO)

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás reforça a luta pela inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA). Em Goiânia e em todas as cidades que não contam com secretarias ou superintendências municipais de trânsito, a autarquia está emitindo o cartão de estacionamento em vaga especial para motoristas ou responsáveis por pessoas com TEA.

O cartão pode ser solicitado pelo condutor autista ou o motorista do veículo que faz seu transporte, sendo tutores, curadores, representantes ou procuradores legais. Ele deve ser utilizado para estacionamento em vaga especial para pessoa com TEA obedecendo a sinalização vigente. O cartão é gratuito e tem a validade de cinco anos.

A emissão de cartão de estacionamento para a vaga especial é competência prioritária das prefeituras. Porém, para facilitar o acesso dos moradores de cidades que não estão integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, o Detran-GO está aberto a firmar convênios com municípios para ampliar o serviço.

Cartão de estacionamento para a vaga especial

Onde procurar: Na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) ou Vapt Vupt.

Documentos necessários:

Condutor com TEA:

• Relatório Médico conforme a portaria
  • Requerimento ao Diretor de Operações do Detran-GO
  • Documento de identificação com foto e CPF da pessoa com TEA e do seu representante legal, se for o caso.