Hospital Estadual de Santa Helena realiza nova captação de órgãos

Sexta captação de órgãos para transplantes realizada na unidade em 2024 aconteceu justamente no Dia Nacional do Doador de Órgãos, 27 de setembro (Fotos: Hélmiton Prateado)

O Hospital Estadual da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) realizou na última sexta-feira (27/09), a sexta captação de órgãos para transplantes de 2024. O feito foi duplamente comemorado pelo sucesso e porque aconteceu justamente no Dia Nacional do Doador de Órgãos.

O procedimento foi realizado no centro cirúrgico da unidade por equipes da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) com apoio da equipe técnica do Herso. No total foram nove profissionais envolvidos na captação. O fígado foi para o Distrito Federal. Rins, pâncreas e córneas para Goiás.

Hospital Estadual de Santa Helena realiza mais uma captação de órgãos
Procedimento foi realizado no centro cirúrgico da unidade por equipes da Central de Transplantes da SES-GO com apoio da equipe técnica do Herso (Fotos: Hélmiton Prateado)

O doador estava internado no Herso e avaliado como compatível para aproveitamento dos órgãos após aberta a avaliação de morte encefálica. A equipe de assistência social abordou a família conforme o protocolo para doação de órgãos e teve o aceite para prosseguimento do procedimento.

O diretor-técnico do Herso, Ubyratan Gonzaga Coelho, festejou com as equipes médica e multiprofissional mais esse procedimento de grande relevância para a saúde.

Por acontecer justamente no dia em que é celebrado o Dia do Doador de Órgãos o feito se reveste de significado. O Ipgse, Organização Social gestora da unidade, focou investimentos em equipamentos e treinamento do pessoal para realizar procedimentos cada vez mais especializados.

Hospital Estadual de Santa Helena realiza mais uma captação de órgãos
Fígado foi doado para um paciente do DF. Rins, pâncreas e córneas foram doados para Goiás (Fotos: Hélmiton Prateado)

“Nosso corpo técnico está sempre atento para pacientes que sejam possíveis doadores e em interação com a Central de Transplantes que tem em seu banco de possíveis receptores o perfil adequado para receberem esses órgãos”, frisou.

Para a catação de órgãos o centro cirúrgico é preparado para as equipes médicas dos destinatários procederem à cirurgia e levarem os órgãos em tempo hábil para serem transplantados. Uma unidade atestada para esse procedimento é classificada como de excelência e envolve uma equipe multidisciplinar que acompanha todo o processo.

O serviço de assistência social interage com familiares do possível doador para conseguir autorização para essa captação. Tudo é registrado para que os cirurgiões façam a coleta dos órgãos e os enviem aos destinatários.

Hospital Estadual de Santa Helena realiza mais uma captação de órgãos
No total nove profissionais participaram do procedimento de captação (Fotos: Hélmiton Prateado)

O diretor Ubyratan Gonzaga ressalta que paralelamente ao caráter técnico e científico da captação de órgãos há a preocupação com acolhimento e amparo à família dos potenciais doadores.

“Nossa preocupação é garantir um trabalho de excelência em saúde aliado à humanização no atendimento da população”, finaliza.

Saiba mais

Saúde alerta e sensibiliza para doação de órgãos e tecidos

Hugol desmistifica doação de órgãos para reduzir taxa de recusa entre familiares

Doação de órgãos em 2023 é a maior já registrada no estado