Estudantes da rede estadual realizam provas do Saego 2024

A partir dos resultados obtidos no Saego, é possível analisar qualidade do ensino ofertado, avanços e desafios em cada unidade escolar

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual de Educação realizam, nesta quarta-feira (02/10), as provas do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2024 – etapa Institucional.

O resultado da avaliação está previsto para ser divulgado entre os meses de dezembro e janeiro de 2025. Esta é a terceira etapa do Saego neste ano. A primeira foi a Diagnóstica, realizada nos dias 27 e 28 de fevereiro. A segunda foi a Formativa, executada nos dias 18 e 19 de junho. E, agora, a etapa Institucional.

Promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), o sistema avalia, anualmente, a proficiência dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir dos resultados obtidos, é possível analisar a qualidade do ensino ofertado e os avanços, além de identificar quais são os desafios em cada unidade escolar.

Resultados de aprendizagem

De acordo com a diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO), Alessandra Almeida, o Saego é um instrumento que otimiza o trabalho do professor ao apoiá-lo na elaboração de materiais que supram as vulnerabilidades dos estudantes.

“Os dados obtidos com a prova orientam e norteiam todo o trabalho pedagógico que é voltado para resultados de aprendizagem. Então, o Saego traz as temáticas que precisam ser trabalhadas no planejamento do professor”, explicou a diretora.

Saego

De forma censitária, desde que foi criado em 2011, o Saego avalia o desempenho dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino e nas escolas conveniadas, nos 5º e 9º anos do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio, bem como as crianças matriculadas na rede estadual e nas redes municipais, cursando o 2º ano do ensino fundamental.

Além dos aspectos pedagógicos, o Saego também reúne informações sobre o contexto das escolas e seus alunos.

Saina mais

Alunos da rede estadual realizam primeira etapa do Saego 2024