Segurança de Goiás desenvolve Operação Eleições 2024

Forças de Segurança de Goiás participam da Operação Eleições 2024: foco estará na prevenção de crimes e na resposta rápida às ocorrências (Fotos: Secom-GO)

Com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade durante o processo eleitoral das eleições municipais de 2024, as Forças de Segurança do Estado de Goiás, coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), estão em mobilização intensa para a Operação Eleições 2024. A iniciativa para assegurar o cumprimento da lei e a paz durante a votação conta com a participação de diferentes órgãos estaduais e federais, incluindo:

• Polícia Militar,
  • Polícia Civil,
  • Corpo de Bombeiros,
  • Polícia Penal,
  • Polícia Federal
  • e Polícia Rodoviária Federal.
Segurança de Goiás desenvolve Operação Eleições 2024
Operação Eleições 2024 em Goiás será monitorada pelo Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (Ciicc), que atuará como central de supervisão das atividades de todas as forças de segurança envolvidas (Foto: Lucas Diener)

A Operação Eleições 2024 é articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e em Goiás será monitorada pelo Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (Ciicc), que atua como central de supervisão das atividades de todas as forças envolvidas. As missões incluem:

• policiamento ostensivo nas zonas eleitorais;
  • escolta das urnas eletrônicas;
  • prevenção e repressão de crimes eleitorais;
  • além de garantia da segurança de eleitores, candidatos e servidores da Justiça Eleitoral.

A iniciativa terá sequência no segundo turno, caso ocorra.

Em Goiânia, que possui o maior número de eleitores do estado, cerca de 1.030.274 pessoas aptas a votar, o esquema de segurança será intensificado com a presença constante de viaturas da Polícia Militar nos principais pontos de votação. A Polícia Civil também está em alerta para atuar em eventuais incidentes, especialmente no combate à prática de crimes como boca de urna e transporte irregular de eleitores.

Segurança de Goiás desenvolve Operação Eleições 2024
Em Goiânia esquema de segurança será intensificado com a presença constante de viaturas da PMGO nos principais pontos de votação (Fotos: Cristiano Borges e Rômullo Carvalho)

Integração entre forças de segurança

Secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos destaca a importância da operação e da integração entre as forças de segurança.

“Estamos preparados para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma pacífica e segura em todo o estado. Nossa missão é assegurar que cada cidadão exerça seu direito ao voto com tranquilidade. Para isso, estamos unindo esforços e utilizando toda a nossa estrutura de segurança pública em Goiás, com foco na prevenção e rápida resposta a qualquer situação que venha a surgir”, afirma.

Neste ano haverá a instalação de urnas em unidades prisionais para garantir o direito ao voto aos presos provisórios, uma ação coordenada pela Polícia Penal em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso reforça o compromisso do estado com a inclusão e a valorização da cidadania da população carcerária.

O Corpo de Bombeiros também estará de prontidão para atender ocorrências como emergências médicas, acidentes, buscas e salvamentos. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuará nas rodovias estaduais, intensificando a fiscalização para coibir crimes eleitorais e garantir a segurança nas vias de acesso aos municípios.

Eleições municipais terão passagem gratuita em Goiânia e região

Caiado destaca investimentos na segurança em formatura de policiais

Combate ao crime em Goiás é destaque de painel sobre segurança em São Paulo

“Temos um resultado ímpar em segurança pública”, afirma Caiado