Maguito é homenageado na inauguração do campus da UFG em Aparecida

Vice-governador representa o governo estadual na inauguração do campus da UFG em Aparecida de Goiânia (Foto: Jota Eurípedes)

O sonho de transformar Aparecida de Goiânia em um polo educacional começou a se concretizar há mais de uma década, fruto da visão do então prefeito Maguito Vilela, que enxergou na educação um caminho para o progresso da cidade. Nesta quarta-feira (9/10), o projeto ganhou corpo com a inauguração do novo campus da Universidade Federal de Goiás (UFG), evento que contou com a presença de seu filho, Daniel Vilela, vice-governador de Goiás.

“A educação sempre foi protagonista na história política do meu pai, que foi professor. Quando foi prefeito de Aparecida, ele tinha um desejo muito forte de investir nesse setor. Aparecida não seria apenas um polo industrial, mas deveria oferecer, também, condições para que seus habitantes estudassem, se qualificassem e ocupassem espaços profissionais de destaque”, frisou Daniel ao descerrar a placa de inauguração e de homenagem a Maguito.

UFG em Aparecida

Na ocasião, representando o governador Ronaldo Caiado, o vice conheceu as instalações da nova estrutura, com mais de 7.400 m² de área construída e capacidade para acolher mais de 800 alunos distribuídos em quatro cursos de graduação e três programas de mestrado.

Antes da inauguração, o campus da UFG de Aparecida de Goiânia funcionava em um prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG) cedido pelo governo. Em seu pronunciamento, a reitora da UFG, professora Angelita Lima, agradeceu a parceria com o Estado e enalteceu a contribuição de Maguito para atração de escolas e universidades para a região.

“Maguito foi um personagem de ação política fundamental, como governador, prefeito, em todos os cargos que ele ocupou politicamente. Esse campus é a demonstração que a educação é o bem supremo da democracia”, discursou a docente.

Por fim, o diretor do campus de Aparecida de Goiânia, professor Tiago Almeida, elencou as qualidades do novo centro de ensino.

“É um marco muito importante na cidade de Aparecida e para a UFG. Temos aqui cerca de 123 projetos de pesquisa e extensão já sendo desenvolvidos, aplicados não somente à cidade de Aparecida, mas também em mais 15 municípios. São mais de 120 mil pessoas impactadas”.

Conquistas

A criação do novo campus da UFG na cidade de Aparecida de Goiânia foi autorizada em 2012, e contou com apoio político de Maguito para garantir o repasse de recursos financeiros da União para as obras. Também durante o mandato do gestor, o município ganhou 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).